Picape elétrica GMC Sierra EV é revelada de forma oficial - veja detalhes
Este é o 3º veículo elétrico da marca GMC, que estreia após Hummer EV e Hummer SUV com 640 km de autonomia
A GMC revelou oficialmente a Sierra EV Denali 2024, picape elétrica da linha que estreia após os modelos Hummer EV e Hummer SUV. Construída sobre a plataforma Ultium, assim como os modelos citados, a Sierra EV será lançada no início de 2024 na versão Denali Edition 1 totalmente equipada e disponível em série limitada.
As reservas para esta edição de lançamento estão abertas hoje pelo preço inicial de US$ 107.000 (mais uma taxa de frete de US$ 1.695). Dito isto, a linha GMC Sierra EV terá versões mais acessíveis para o ano modelo 2025, a Elevation e a AT4, com a primeira custando a partir de US$ 50.000.
Mas falando do modelo de estreia Denali Edition 1, ele oferece um alcance estimado pela GM de 640 km com uma carga completa. No entanto, a GMC ainda não divulgou a capacidade da bateria.
Galeria: GMC Sierra EV Denali Edition 1
A bateria, que também é um elemento estrutural da picape elétrica, alimenta um trem de força de dois motores que fornece 764 cv de potência e 108,3 kgfm de torque através de um sistema e4WD no modo Max Power.
Ativar o modo Max Power resulta em uma aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 4,5 segundos, tornando a Sierra EV Denali a picape Sierra mais rápida de todos os tempos. Max Power é um dos cinco modos de condução personalizáveis, além de Standard, Tow/Haul, Off-Road e My Mode.
Outro ponto forte da GMC Sierra EV Denali Edition 1 é a arquitetura elétrica de 800 volts que permite que capacidade de carregamento rápido DC de até 350 kW, permitindo aproximadamente 161 km de alcance seja adicionado em apenas 10 minutos. A picape elétrica também inclui um módulo de carregamento AC de 19,2 kW a bordo para carregamento doméstico e público, além de oferecer acesso ao Ultium Charge 360 da GM.
Como esperado, a GMC Sierra EV 2024 adota muitas das características introduzidas pelo Hummer EV, como quatro rodas direcionais, CrabWalk, frenagem regenerativa sob demanda, One-Pedal Driving e suspensão a ar adaptativa.
Outro destaque da picape GMC é a função de carregamento bidirecional, que permite que a picape seja usada como fonte de energia móvel em várias situações. Com o acessório Ultium Power Bar disponível, a picape oferece 10,2 kW de energia off-board através de até 10 tomadas que podem alimentar ferramentas elétricas e outros acessórios na trilha ou em um acampamento. Devidamente equipado, o Power Station Pro também pode alimentar outro veículo elétrico e até mesmo uma casa — por até 21 dias!
Quando se trata de praticidade, a GMC diz que a Plataforma Ultium fornece "flexibilidade e versatilidade sem precedentes para o transporte e armazenamento de cargas nunca antes disponíveis em uma Sierra".
Assim como a Silverado EV 2024, a Sierra EV Denali Edition 1 será oferecida exclusivamente como um modelo Crew Cab com uma caçamba de carga integrada de 1,80 metro. O MultiPro Midgate oferece 2,74 metros de armazenamento entre a cabine e a porta traseira quando aberto, ou cerca de 3,35 metros quando o Tailgate MultiPro padrão está desativado.
Dentro da cabine, o piso plano permite mais espaço de armazenamento, incluindo um console central modular, enquanto o assento de 60/40 rebatível da segunda fileira oferece quatro configurações. Quanto ao reboque, o Sierra EV Denali Edition 1 de 2024 tem até 4.309 kg de capacidade de reboque e até 590 kg de carga. Um pacote de reboque é de série na Edição Denali 1.
A submarca de luxo da GMC é bem representada pela Sierra EV Denali, que possui um teto panorâmico de vidro que se estende acima das duas fileiras da cabine, um novo padrão estiloso de revestimento e materiais premium como couro, madeira autêntica de poros abertos, alumínio e até aço escovado.
Denali também é sobre tecnologia, e o Sierra EV também não decepciona a esse respeito. Ela possui uma tela multimídia sensível ao toque de 16,8 polegadas em forma de smartphone, a maior de todos os tempos em uma Sierra, emparelhada com um centro de informações reconfigurável de 11 polegadas e um Head Up Display multicolorido alimentado pela plataforma de software Ultifi da GM.
A Sierra EV Denali também tem até 14 visualizações disponíveis para câmera com o intuito de aumentar a visibilidade em torno do veículo, o Hands-Free Start e a tecnologia de assistência ao motorista mãos-livres Super Cruise.
O Denali Edition 1 será feito na Fábrica ZERO Detroit-Hamtramck Assembly da GM em Michigan, mas as futuras picapes elétricas Sierra EV também serão montadas na fábrica do Lago Orion no mesmo estado.
Fonte: GMC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM prometeu uma revolução nos carros elétricos; veja o que deu errado
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Incêndio em fábrica de elétricos da GM nos EUA interrompe produção
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Sucesso! GMC Hummer elétrico está "esgotado por 2 anos ou mais"
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Sucesso: Picape elétrica Chevrolet Silverado EV já tem 150.000 pedidos