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Brasil precisa avançar na infraestrutura para carregamento em shoppings

Mesmo com o aumento de vagas, o motorista ainda encontra limitações na hora da recarga do carro elétrico

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Com o aumento das vendas de carros elétricos no Brasil, a infraestrutura de recarga tenta acompanhar esse crescimento, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O desafio é suprir a demanda em locais de grande circulação, como centros comerciais, supermercados e shopping centers. 

Este ano, pela primeira vez na história, teremos a Copa do Mundo acontecendo no segundo semestre. O evento ocorrerá junto com a Black Friday e o Natal. Estas datas são um incentivo para o consumo, com as já esperadas vendas de televisores (o torcedor tende a comprar uma novinha, para assistir aos jogos em uma tela com melhor definição), de aparelhos eletrônicos, itens de consumo e claro a lista de presentes para o Natal.  

Segundo pesquisa realizada pelo Google, 70% dos consumidores pretendem comprar pelo menos um item na Black Friday. Para o Natal este número deve ser ainda maior. Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). São mais de 620 shopping center ativos no país, com 397 milhões de visitantes por mês, para um total de 1.018.210 vagas de estacionamento. Será que o número de vagas ofertadas para este período será suficiente para atender a todos com qualidade? 

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Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que apresenta soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, é cada vez mais importante a organização.

“Quando tratamos de pontos de recarga públicos e semipúblicos, temos que pensar na importância da reserva dos locais. Deste modo, os usuários precisam estar atentos às regras de agendamento de cada estabelecimento”, afirma.

Para os mais de 100.000 proprietários de carros elétricos ou híbridos no país, ainda é preocupante a falta de estrutura para estas vagas específicas. Uma das maiores administradoras do país, a Multiplan passou a disponibilizar mais vagas dedicadas ao carregamento de veículos elétricos.

Atualmente, são cerca de 100 eletropostos, distribuídos em 19 shoppings de administração própria: sendo 28 em São Paulo e região metropolitana, 26 postos nos shoppings do Rio de Janeiro, 13 em Belo Horizonte, 12 em Porto Alegre, 12 em Curitiba e 7 em Brasília.

No montante, o Brasil tem atualmente cerca de 1.300 eletropostos públicos (parques, ruas e praças) e semipúblicos (shoppings, supermercados) para recarga de veículos elétricos. Até o final de 2022, o número deverá atingir 3 mil. Segundo dados da Elev, São Paulo é a campeã do país no setor, com 445 eletropostos, seguidos por Rio de Janeiro com 120 postos e Brasília com 90 postos. 

“É claro que os dados não conseguem aferir quantos pontos privados de carregamento nós temos no país: sejam em domicílios ou em conjuntos residenciais. Porém, ainda assim, os números são baixos quando comparamos com outros mercados. É necessário mais investimento na infraestrutura, para que, desta forma, tenhamos mais desenvolvimento no segmento no Brasil”, afirmou Ricardo David.

Fonte: Elev