page ad skin

Volkswagen R, divisão de performance, continuará na era de carros elétricos

Versões apimentadas dos modelos mais recentes já usaram o emblema R e isso provavelmente continuará na era dos carros elétricos

2022-volkswagen-golf-r-us-version-badge

A Volkswagen vai gradualmente deixar de oferecer modelos de desempenho R a gasolina após 2030 e, aparentemente, já tem vários modelos elétricos com o emblema R em desenvolvimento.

O nome R se tornará uma marca de desempenho totalmente elétrica na próxima década, embora ainda vejamos modelos híbridos R no cronograma para os próximos anos, como o híbrido plug-in Touareg de 462 cavalos de potência.

Segundo um recente comunicado de imprensa da Volkswagen, a montadora está "convertendo gradualmente o seu portfólio, com vários modelos elétricos R em fase de planejamento". O fabricante observa que está "atualmente considerando vários conceitos e possibilidades, mas irá oferecer apenas modelos R que satisfaçam os nossos requisitos. Uma coisa é certa: o futuro da divisão R é elétrico".

Galeria: Volkswagen ID.4 GTX - IAA 2021

Tem havido relatos de versões quentes de carros elétricos atuais da VW, como o ID.3, ID.4 e ID.5, mas até agora só foram lançadas versões GTX dos dois últimos. GTX é o equivalente elétrico do GTI, pelo que não define as melhores ofertas de desempenho da VW, deixando espaço para veículos elétricos da linha ID. mais extremos.

O fabricante de automóveis tem atualmente quatro modelos R na sua linha, e apenas um deles (o já mencionado Touareg PHEV) é um híbrido plug-in. Reinhold Ivenz, diretor da VW R, observa que:

A fim de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica até ao final da década, já estamos dando os passos necessários para a transformação que se avizinha. Os produtos globalmente bem-sucedidos da Volkswagen R fazem parte deste emocionante processo de mudança e irão representar, no futuro, uma mobilidade elétrica sustentável.

Atualmente não sabemos qual o Volkswagen elétrico se tornará o primeiro R, mas dada a preferência dos compradores por veículos de alta competição, não nos surpreenderia de todo se a Volkswagen escolhesse a dupla ID.4 e ID.5. No entanto, mantendo o modelo R mais famoso, que se baseia no Golf, a VW também vai fazer uma versão quente do R, e chegará certamente no final da década.