Nissan Ariya ganha roupagem 'praiana' em conceito apresentado no SEMA
Versão personalizada do SUV elétrico é um aceno retrô para as peruas "woodie" no estilo da Califórnia
A Nissan tem duas exposições interessantes para os fãs de veículos elétricos no SEMA Show deste ano. Criado em colaboração com Tommy Pik Customs (TPC) de Greenville, Carolina do Sul, o conceito Nissan Ariya Surfwagon e o projeto Nissan Sunny LEAF indicam como a "inspiração sobre como o entusiasmo pelos carros pode prosperar em um futuro de veículos elétricos".
Começando com o carro show Ariya Surfwagon, ele combina estilo retrô com tecnologia de ponta, reimaginando o SUV elétrico Ariya 2023 como uma perua de surf estilo praia.
Galeria: Nissan Ariya Surfwagon and Nissan Sunny LEAF show cars for 2022 SEMA Show
Completa com uma carcaça de madeira e outros acessórios, o Nissan Ariya Surfwagon vislumbra uma moderna perua "woodie" no estilo da Califórnia, projetada para inspirar os proprietários de veículos elétricos a personalizar seus veículos para se adequarem a seus estilos de vida, de acordo com a Nissan.
Os destaques incluem o revestimento de vinil personalizado com painéis de madeira, acabamento cromado como um "throwback" para os navios do passado, e rodas "smoothie" de 20 polegadas com tampas centrais de aço inoxidável polido e pneus de lateral branca. O veículo também apresenta uma suspensão rebaixada personalizada e um rack de teto personalizado segurando duas pranchas de 7 pés (2,1 metros) de surf. A Nissan diz que o veículo mantém toda a utilidade e funcionalidade de um Ariya padrão 2023.
Passando para o segundo veículo elétrico exposto pela Nissan no SEMA Show 2022, trat-se de uma picape Sunny clássica de 1987 que recebeu um trem de força emprestado do Nissan Leaf 2023.
Pertencente ao dono da TPC Tommy Pike, a picape possui o motor elétrico e a bateria de íons de lítio de 40 kWh de um Leaf base. Com 147 cavalos de potência e 319 Nm de torque, o motor do Nissan Leaf dá ao Sunny cerca do dobro de potência e mais de três vezes o torque do motor original a gasolina de quatro cilindros. Curiosamente, o motor é acoplado ao câmbio manual 56A original de fábrica.
"Comprei o Sunny Truck porque o achei uma peça tão legal da história e da herança da Nissan - especialmente quando vi que era um modelo de condução à direita. Dar o passo inesperado de converter o Sunny em energia elétrica enquanto o embrulhava com a carroceria da Brock Racing Enterprises me pareceu a forma perfeita de homenagear a herança e a inovação moderna da Nissan".
Tommy Pike Proprietário da Alfândega Tommy Pike
Além da troca do trem de força, outras modificações mecânicas notáveis feitas no Nissan Sunny de 1987 incluem uma conversão de suspensão dianteira Nissan 240SX S13 (bobinas dianteiras, freios a disco e braços de controle inferior), molas e suspensão de folhas traseiras pesadas, eixo de transmissão personalizado e caixa de bateria de alumínio.
Quanto aos ajustes de estilo, a Nissan Sunny de 1987 recebeu um kit de carroceria largo "Hakosuka" Skyline, rodas Rotiform de 17 polegadas com pneus Toyo Extensa 205/45 R17, conversão de iluminação LED, interior personalizado e artesanal com material Laedana da Tesca, e uma tela de interface de usuário personalizado projetado pela Universidade Clemson ICAR.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf: nova geração terá início de produção em março de 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Nissan Leaf: assinatura se torna única opção para ter o elétrico no Brasil
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Novo Nissan Leaf 2025: tudo o que sabemos
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Nissan Leaf: carro elétrico pioneiro tem produção encerrada na Europa