A Peugeot se prepara para lançar mais carros elétricos no Brasil. A montadora francesa, agora sob o guarda-chuva da Stellantis, prometeu dar continuidade a uma ambiciosa estratégia de eletrificação, com a chegada de mais modelos ao país.
Durante o lançamento do e-2008 em São Paulo (SP), há poucos dias, a Peugeot se mostrou otimista com o avanço da oferta de novos veículos elétricos no país, impulsionada por uma demanda cada vez maior por esse tipo de veículo, que é apoiada em uma mudança de mentalidade do consumidor.
Em termos de transição energética, a Stellantis está posicionando a Peugeot como uma das marcas do grupo com maior ênfase nos carros elétricos. O plano é ter mais lançamentos de modelos zero emissão nos anos seguintes, com a promessa de ofertar ao menos uma opção de veículo elétrico em todos os segmentos em que atua até meados da década.
Como dissemos no início, o lançamento mais recente da marca francesa no Brasil foi o Peugeot e-2008, um SUV elétrico compacto que estreou no nosso mercado por R$ 259.990. Antes dele, já estavam disponíveis o utilitário Peugeot e-Expert (R$ 329.900) e o compacto Peugeot e-208, que teve redução de valor neste fim de ano e está sendo oferecido pelo preço promocional de R$ 219.900.
Todos esses 3 modelos utilizam o mesmo trem de força: o motor elétrico e 100 kW (136 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque máximo. No entanto, as baterias e o alcance são diferentes: 50 kWh e 345 km no e-2008 e 75 kWh e 330 km no e-Expert.
Novo Peugeot e-308
O lançamento mais recente da montadora francesa é o Peugeot e-308, a versão totalmente elétrica do novo Peugeot 308, que foi apresentada há poucas semanas na Europa. Disponível em variantes hatchback e perua, o novo carro elétrico é baseado na plataforma EMP2 e estará à venda em meados do ano no Velho Continente.
Entre as novidades do novo Peugeot 308 elétrico está o novo motor elétrico de 115 kW (156 cv), que é 15 kW (20 cv) mais potente em comparação aos demais carros elétricos do grupo, enquanto o torque permanece nos mesmos 26,5 kgfm.
Outro destaque é a bateria, que recebe uma nova composição química NMC811 (níquel, manganês e cobalto numa proporção de 8 para 1 para 1) para maior capacidade de armazenamento. Em vez de 50 kWh, são agora 54 kWh brutos e 51 kWh líquidos, o que elevará a autonomia para a faixa dos 400 km com uma carga, números ligeiramente acima do patamar de 340 e 350 km dos modelos e-208 e e-2008.
Peugeot e-Partner
Usando o mesmo trem de força elétrico, mas com porte inferior ao Peuget e-Expert, o utilitário Peugeot e-Partner foi lançado na Europa com duas opções de tamanho (Standard e Long) e duas variantes de carroceria (Van e Cabine Dupla), a primeira para 3 ocupantes e a última com 5 lugares. A capacidade de reboque vai a 750 kg e de carga é de 800 quilos, com um volume de 4,4 m³.
De acordo com as especificações oficiais, o e-Partner pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atingir uma velocidade máxima que é limitada a 130 km/h. A exemplo do irmão maior e-Expert, há três modos de condução, Eco, Normal e Power, onde a potência é limitada a 60 kW, 80 kW e 100 kW, respectivamente. As duas versões (Standard e Long) estão disponíveis com uma bateria de 50 kWh brutos (45 kWh útil) o que permite uma autonomia de até 275 km pelo ciclo WLTP.
Até o momento ainda não há uma confirmação oficial por parte da Peugeot sobre quais serão os dois lançamentos em nosso mercado, mas acreditamos que há boas possibilidades para os dois modelos citados acima. No entanto, até o fim do ano que vem, mais novidades em termos de veículos elétricos da marca podem chegar ao mercado. A conferir.
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