A Peugeot está acelerando a sua estratégia de eletrificação no Brasil e ao mesmo tempo em que prepara o lançamento do e-2008, reduz o preço de alguns modelos da linha, como o Peugeot e-208 GT, que está sendo oferecido em uma promoção por R$ 219.990, valor bem abaixo do preço de tabela.
Quando foi lançado no Brasil, em setembro do ano passado, o Peugeot 208 e-GT estreou promocionalmente por R$ 244.900, mas com valor oficial de R$ 276.990. Recentemente, com a chegada da linha 2023, o carro elétrico teve o preço reduzido para R$ 241.990 e agora, pela primeira vez, ficou abaixo do limite de R$ 220 mil, mais em conta que um Renault Zoe, por exemplo.
Galeria: Peugeot e-208 GT (BR)
Enquanto as versões com motores a combustão vêm da Argentina, o 208 elétrico é importado da Europa e está equipado com um motor de 136 cv (100 kW) e 26,5 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 50 kWh. O conjunto elétrico garante aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 150 km/h - a autonomia homologada pelo Inmetro é de 362 km com uma carga (anteriormente o padrão adotado era o WLTP, que indicava 340 km de alcance).
Há três modos de condução: "eco", que tem como foco a otimização da autonomia; "drive" para um uso equilibrado no deslocamento diário e "sport", que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos - também há dois modos de frenagem, selecionados por meio da alavanca de câmbio e com diferentes critérios de regeneração de energia das baterias.
A bateria pode ser carregada por meio do carregador de bordo, além dos carregadores com 7,4 kW ou 22 kW, com tempo de recarga de aproximadamente 6 horas e 4 horas, respectivamente. A marca destaca que em estações rápidas de 100 kW, pode-se recuperar de 0 a 80% da carga em 30 minutos.
Com a redução, o Peugeot e-208 fica mais competitivo, custando menos que os principais carros elétricos compactos (Zoe, Fiat 500 e Mini Cooper SE), melhorando seu posicionamento de preço no mercado.
Recentemente, o carro elétrico compacto da Peugeot recebeu atualizações na Europa, recendo um trem de força que promete mais eficiência e autonomia um pouco maior, na faixa dos 400 km com uma carga. Futuramente, essas novidades devem estrear por aqui.