O crescimento das vendas e o interesse por veículos eletrificados no Brasil pôde ser comprovado na prática no Electric Experience 2022. Em sua segunda edição, o maior evento de experimentação de veículos eletrificados bateu recorde de público, de testes em pista e também de veículos presente.
Realizado entre os dias 8 e 15 de novembro, também recebeu o público em geral que encontrou 28 modelos eletrificados para pilotar na pista do Motor Park Haras Tuiuti. Foram cerca de 1.700 visitantes, o dobro de 2021. Outro recorde batido foi o de test drives: 5.500 somando as pistas on-road e off-road.
"Nunca antes no Brasil essa quantidade e diversidade de modelos foram reunidas em um mesmo local e disponibilizado para testes. A edição de 2022 superou o sucesso da nossa estreia no ano passado, quando realizamos 2.700 test drives”, afirma Cacá Clauset, diretor da TSO, idealizadora do evento.
Além dos test drives, o Electric Experience ofereceu outras experiências e conteúdos. Com o Electric Talks, que contou a presença de InsideEVs Brasil, painéis temáticos com especialistas e executivos do setor discutiram o futuro da mobilidade no Brasil. Participaram representantes de gigantes Enel X Way, GM e Stellantis, as startups nacionais beepbeep e Speedbird, e o poder público, com a apresentação do case de eletrificação da frota da Guarda Civil Metropolitana, de São José dos Campos (SP).
Novidades elétricas foram mostradas pela primeira vez ao público, como o novo Kia EV6 e o atualizado BYD Han 2023. Além deles, o público também conheceu de perto modelos como Volkswagen ID.Buzz e ID.4, o recém-lançado Peugeot e-2008 e o confirmado Renault Megane e-Tech elétrico. No total, foram 42 veículos das marcas BYD, Caoa Cherry, Chevrolet, Citroën, Jeep, Kia, Mercedes-Benz, Nissan, Peugeot, Renault, Volkswagen e Volvo.
Outra grande conquista celebrada pelo Motor Park foi a instalação de um hub completo de recarga para carros elétricos dentro do Motor Park, com 14 carregadores em áreas estratégicas do circuito. Destes, dois são 2 carregadores rápidos (corrente contínua) com potência de 60kWh, oferecem a possibilidade recarregar veículos de 0 a 80% em menos de 30 minutos.
Com o patrocínio master da Enel X Way, linha de negócios global do Grupo Enel dedicada à mobilidade elétrica, os equipamentos garantiram abastecimento para os milhares de test drives realizados e também dos veículos de visitantes ao longo do evento. O equipamento continuará à disposição dos visitantes do Motor Park de forma permanente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Desafios e oportunidades da transição energética no setor automotivo
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Brasil cria regras para uso de baterias na geração de energia
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Brasil com potencial de US$ 1,3 trilhão em investimentos em energia limpa
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Fórmula E celebra uma década como pioneira em carbono líquido zero