page ad skin

Briga de SUVs elétricos no Brasil: BYD Yuan Plus, Peugeot e-2008 e Volvo XC40

Chegada de novos modelos com preços entre R$ 260 mil e R$ 270 mil esquenta ainda mais a briga iniciada pelo XC40 P6

BYD Yuan Plus EV

O Volvo XC40 P6, versão de entrada do SUV elétrico, por algum se destacou como uma opção mais acessível (menos cara) graças ao bom desempenho e preço de R$ 329.950, competitivo para um modelo de marca premium. No entanto, as chegadas do Peugeot e-2008 e BYD Yuan Plus colocaram "pimenta nos olhos" do modelo sueco.

A Volvo iniciou a pré-venda do XC40 P6 no Brasil em maio. Naquele momento, o preço sugerido de R$ 309.950 chamou a atenção. Apesar de ainda ser um valor alto, considerando a realidade dos carros elétricos à venda no país, o SUV elétrico da Volvo se mostrava muito competitivo perante os rivais.

Apenas para citar alguns exemplos, temos o Nissan Leaf, um dos carros elétricos pioneiros que foi atualizado recentemente e custa R$ 297.140 e o Chevrolet Bolt EV 2023, o modelo reestilizado que chegou ao país por R$ 329.000 - ambos de marcas generalistas.

Acontece que as coisas começaram ficar mais complicadas para o Volvo agora em novembro. A Peugeot lançou a nova geração de 2008 por aqui apenas na versão elétrica, o Peugeot e-2008. E a supresa foi que o SUV elétrico compacto chegou com preço abaixo do esperado. Apostando em ousados R$ 259.990, a Peugeot teve inclusive que mexer no preço do irmão menor, o e-208, que em seu lançamento em 2021 tinha o salgado preço de tabela de R$ 276.990. Para resolver esse "problema", o e-208 GT teve seu preço reduzido para R$ 219.900.

Peugeot e-2008 no Electric Experience

Tudo bem que o XC40 é um modelo de marca premium, mas a diferença de preço começa a deixá-lo não tão competitivo assim. Para complicar a sua vida, mais uma novidade foi lançada: o BYD Yuan Plus por R$ 269.990. Isso significa que quem escolher levar o modelo da Volto terá que desembolsar R$ 69.960 a mais que o Peugeot ou R$ 59.960 pelo BYD.

Quais as diferenças entre os três SUVs elétricos?

O Volvo XC40 P6 é a versão mais mansa da linha, equipada com um único motor elétrico de 231 cv (170 kW) e 33,6 kgfm de torque montado no eixo dianteiro. A bateria também é um pouco menor, com 69 kWh de capacidade, mas suficiente para 420 km de autonomia (WLTP). Essa configuração permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h.

BYD Yuan Plus EV

BYD Yuan Plus EV

Mais barato, o BYD Yuan Plus é um veículo elétrico 'puro' e apresenta especificações próximas em termos de potência: um único motor elétrico montado no eixo dianteiro que entrega 204 cv (150 kW) e torque de 31,6 kgfm. O modelo acelera de 0 a 100 em 7,3 segundos e atinge os 150 km/h. Sua bateria  enquanto a autonomia declarada é de 458 km.

Por último, o belo Peugeot e-2008 é o menos potente do trio: um motor elétrico dianteiro entrega 136 cv (100 kW) e 26,5 kgfm de torque, suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 150 km/h - autonomia é de 345 km com uma carga (WLTP).

Tabela comparativa entre os SUVs elétricos
  Volvo XC40 P6 Peugeot e-2008 BYD Song Plus
Potência 231 cv 136 cv 204 cv
Torque 33,6 kgfm 26,5 kgfm 31,6 kgfm
Bateria 69 kWh 50 kWh 60 kWh
Autonomia 420 km 345 km 458 km

Desempenho e potência à parte, os modelos BYD e Peugeot trazem de uma forma geral um pacote de equipamentos mais recheado que o Volvo, que perde alguns itens em comparação com a versão de topo P8, o que é justificável diante da redução de preço: confira as nossas impressões com o XC40 P6.

No fim das contas, ainda estamos longe de um cenário ideal em termos de preços de carros elétricos, mas já podemos notar algumas mudanças positivas no segmento. O número de opções abaixo do patamar de R$ 300 mil tem aumentado consideravelmente.

BYD Yuan Plus 2023

BYD Yuan Plus - interior

De fato, ainda é caro, mas também não dá pra ignorar que os SUVs médios com motores a combustão em suas versões mais equipadas já ultrapassaram o patamar dos R$ 200 mil há um certo tempo, e tendem a aumentar. Além disso, esses novos elétricos já estão brigando diretamente (ou com vantagem) com os híbridos plug-in como o Caoa Chery Tiggo 8 Pro e Jeep Compass 4xe. Ainda não podemos cravar quando haverá uma equiparação de preço elétrico x combustão, mas ela irá ocorrer, cedo ou tarde.

SUVs elétricos

Quanto custa o BYD Yuan Plus?

O BYD Yuan Plus tem preço de lançamento de R$ 269.990. 

Quanto custa o Volvo XC40 Recharge P6?

A nova versão de entrada Volvo XC40 P6 custa R$ 329.950.

Quanto custa o Peugeot e-2008?

O SUV elétrico Peugeot e-2008 tem preço sugerido de R$ 259.990.