Mesmo que o Google Maps já tivesse uma função para buscar por carregadores mais próximos, era um sistema pouco utilizado por não ser muito intuitivo e faltar opções para refinar a busca. Não é à toa que muitas pessoas continuaram usando outros aplicativos como o PlugShare. A Google quer mudar isto com uma atualização para o Maps, melhorando o sistema de busca e adicionando novas escolhas para refinar a procura.
A atualização já está disponível para as versões do app para Android e iOS. Para acessar as novas funções, basta fazer uma busca por “Eletroposto” no Google Maps que o navegador mostrará as opções mais próximas. Na barra de acesso, aparecerão algumas opções para filtrar os resultados, como apenas carregadores rápidos.
Um dos filtros mais importantes é o do tipo de tomada usado pelo carro, permitindo escolher entre CCS1, CCS 2, Tipo 2, J1772 (Tipo 1), CHAdeMO, Tesla ou uma tomada 12A. Ou seja, cobre praticamente todos os tipos disponíveis de tomada usados pelos carros elétricos no Brasil – a maioria usa Tipo 2 ou CCS2, com o Nissan Leaf até a linha 2022 usando somente CHAdeMO. É uma função mais importante do que parece, pois vai evitar que você vá até uma estação de recarga que não tem o plug que você precisa, ainda mais quando a autonomia já está bem baixa.
Só ficam de fora os carros da JAC, que vem com um plug do tipo GB/T e um no padrão chinês do Tipo 1, só que invertido em relação aos modelos europeus (o plug no carro é fêmea ao invés de ser macho, então o carregador não vai encaixar).
Cada posto de recarga agora mostra o tipo de plug disponível, qual a potência da estação e quantas tomadas o local possui. Outras funções que já estavam disponívei são a possibilidade de colocar fotos e uma avaliação do local. Uma opção disponível em outros países, mas que não está habilitada no Brasil é para criar uma rota específica para carros elétricos, considerando o caminho mais eficiente e com carregadores no trajeto.
Em um teste rápido, InsideEVs notou que ainda faltam algumas informações importantes. Por exemplo, algumas estações de recarga estão cobrando pelo uso e o Google Maps ainda não mostra valores (nem tem um campo para isso). E, como é uma função nova e pouco utilizada, não conta com muitas avaliações para cada local. Ainda assim, é uma adição importante para quem usa o aplicativo de navegação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas