Com mais de 100.000 veículos elétricos e híbridos em circulação e aumento de participação dos 100% elétricos nas vendas, o Brasil vivencia um avanço expressivo da transição energética, ainda que o total de modelos com baixas ou zero emissões seja pequeno diante da frota total.

Nesse cenário, onde a mobilidade elétrica irá crescer de forma cada vez mais acelerada, a criação de uma infraestrutura de carregamento para carros elétricos e híbridos plug-in se impõe como prioridade.

Segundo os dados mais recentes da Elev, empresa que traz soluções para o ecossistema de carros elétricos, o número de postos de carregamento públicos e semipúblicos no país têm avançado, principalmente em São Paulo (SP), onde houve um aumento de 11,25% entre Junho e Agosto, totalizando 445 carregadores espalhados pela cidade - no país são mais de 1.300 carregadores.

No entanto, para o diretor da empresa, Ricardo David, ainda é necessário mais investimento estrutural para a demanda crescente deste tipo de automóveis.

“Tivemos um crescimento importante no número de postos na principal capital do país, a cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, o número ainda é baixo quando consideramos outras capitais do mundo, como é o caso de Oslo, na Noruega, onde os postos de gasolina estão se convertendo em eletropostos. Ainda são necessários mais investimentos no setor no Brasil”, defendeu Ricardo.

Vale destacar que os postos públicos e semipúblicos são apenas uma amostragem da quantidade de carregadores para carros elétricos instalados no Brasil. Condomínios em todo o território nacional já vem investindo no segmento e, ao mesmo tempo, proprietários de carros elétricos e híbridos encontram na instalação de carregadores rápidos em suas casas, uma solução para os preços altos dos combustíveis fósseis.

“Por mais que tenhamos uma diminuição no valor dos combustíveis no último mês, essa diminuição não torna a gasolina e o diesel como algo que traz um custo benefício a longo prazo. Deste modo, cada vez mais pessoas vão migrar para os veículos híbridos e elétricos, aumentando cada vez mais a demanda por carregadores”, completa o executivo.

Caoa Chery iCAR 2023 (5)

E abordando outra questão que é muito mencionada quando se trata de carros elétricos e carregadores, o especialista diz que ainda que haja um avanço significativo desse tipo de veículo, não há risco de apagão energético no Brasil

“Não existem lados negativos no avanço do mercado de eletrificados no Brasil. A nossa matriz energética não sofreria com o aumento de carros elétricos, nem mesmo se eles avançassem para as nossas frotas de caminhões e o impacto ambiental seria mínimo, principalmente quando consideramos que a geração de energia em nosso país é majoritariamente limpa”, explicou o especialista.

De acordo com os dados compilados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou um total de 4.073 veículos leves eletrificados em junho, totalizando 20.427 nos primeiros seis meses do ano. O destaque aqui é o crescimento da participação dos 100% elétricos, que somaram 3.395 unidades no período, um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda que tenham um valor de aquisição mais alto, por outro lado os carros elétricos possuem benefícios a longo prazo: “a manutenção está na ordem de 15% a 25% do valor gasto nos automóveis de combustão” além de “terem uma economia de cerca de 84%, em média, no valor de recarga em comparação aos carros movidos a combustíveis fósseis”.