O Citroën Ami foi apresentado mais uma vez no Brasil. Quem visitou o 29º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, que aconteceu na semana passada, pode conferir ao vivo o microcarro elétrico que pode ser lançado por aqui num futuro próximo.
Antes de confirmar sua estreia por aqui, a Stellantis tem apresentado o quadriciclo elétrico como uma solução de mobilidade elétrica e inteligente em alguns eventos pelo país. Totalmente elétrico, o microcarro tem motor com 6 kW de potência e velocidade máxima limitada a 45 km/h.
Medindo 2,41 metros de comprimento e 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, o pequeno Citroën AMI possui uma estrutura tubular de aço, rodas de 14" e freios a disco na dianteira (tambores na traseira).
O microcarro elétrico da Citroën pesa 485 kg e possui uma pequena bateria de 5,5 kWh que garante autonomia de até 75 km pelo ciclo WLTP, sendo que sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em apenas 3 horas. O destaque é que seu cabo de recarga fica embutido no próprio carro, bastando conectá-lo em qualquer tomada.
Simétrico, o microcarro tem uma dianteira que é igual a traseira, e o para-brisas (quase) igual a janela traseira. O carro foi projetado com foco na minimização de componentes.
Seguindo essa concepção, os para-choques dianteiro e traseiro são idênticos. Os faróis dianteiros e as lanternas têm a mesma forma e tamanho, apenas com a cor da iluminação diferenciada.
Canto dianteiro Citroën My Ami Buggy Concept
Mesmo as duas portas são feitas do mesmo molde, de modo que a porta do motorista se abre numa direção, articulada à coluna traseira, enquanto a porta do passageiro se abre da forma tradicional.
O Citroën Ami é um modelo cotado para o Brasil, mas até o momento não teve o lançamento confirmado, o que pode acontecer em breve, dadas as possibilidades de comercialização do veículo junto às empresas e segmentos específicos. Na Europa, seu preço parte de 7.190 euros, mas com um bônus ecológico seu valor final é reduzido para 6.890 euros, o equivalente a R$ 37.600.
Sucesso de vendas na Europa, o Ami recebeu recentemente a versão Buggy, ainda mais lúdica e divertida. Limitada a 50 unidades, ela se esgotou em somente 18 minutos após seu lançamento. Ele também foi uma das inspirações para o mais novo conceito da Citroën, o Oli [all-ë]. Em comum entre eles, soluções inteligentes, foco na inovação acessível e condução livre de emissões de CO2.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv