A Volvo acaba de anunciar importantes atualizações no conjunto de propulsão usado pelos SUVs elétricos XC40 e C40 Recharge. Implementadas neste primeiro momento nas configurações vendidas na Europa, as novidades incluem adoção de bateria de maior capacidade e ajustes pensados para maximizar a eficiência, com autonomia e potência ampliadas.
De acordo com relatório publicado pela Autocar, a nova bateria conta com 82kWh (78kWh utilizáveis) e representa ganho de aproximadamente 4 kWh na comparação com a bateria atual. Pode parecer pouco, mas os reflexos são importantes em alcance e potência. Nas versões de motor único, por exemplo, a autonomia foi ampliada em 20 km, passando para 476 km no C40 e 460 km no XC40.
Já nas configurações Recharge Twin, equipadas com layout de motor duplo, o C40 passa para 508 km de alcance e o XC40 para 502 km - ganho de aproximadamente 64 km. Nestas versões mais potentes, a Volvo também mexeu na taxa de carregamento e reduziu o tempo de recarga de 10% a 80% para 27 minutos (cerca de 10 minutos a menos).
Nas versões de motor único, a potência subiu de 231 cv para 238 cv, tanto no C40 quanto no XC40. A partir de agora, toda força passa a ser enviada apenas para as rodas traseiras. Segundo a Volvo, para melhorar a eficiência. Já os modelos Recharge Twin continuam com 407 cv, extraídos a partir de dois motores.
Todas as atualizações estarão disponíveis a partir do ano que vem, começando pelos principais mercados da Europa. Os preços serão ligeiramente reajustados. A expectativa é de que as mudanças cheguem também ao Brasil no decorrer de 2023. Por aqui, a Volvo tem dado atenção especial à eletrificação, sendo uma das marcas mais adiantadas no segmento.
Fonte: Autocar