Após divulgar teaser e atiçar a curiosidade do público, a Volvo finalmente confirma para 2023 o lançamento de inédito crossover elétrico de entrada. Batizado de EX30, como já apontavam as especulações, o modelo foi anuncia pelo CEO da marca, Jim Rowan, e chagará ao mercado no ano que vem com a missão de cumprir importante papel estratégico. A produção será concentrada na China e abastecerá todo o mercado global.
O design será inspirado nos mais recentes lançamentos da marca, em especial o EX90 (galeria abaixo). No catálogo, o EX30 ficará posicionado abaixo dos atuais XC40 e C40 Recharge, de modo desempenhar a função de elétrico acessível. "Será um carro urbano e destinado a um grupo demográfico mais jovem, que poderá assiná-lo e torná-lo seu primeiro Volvo", explicou recentemente Rowan.
A plataforma adotada, batizada de SEA e desenvolvida em parceria com os chineses da Geely, foi pensada para diversas aplicações, desde carros pequenos como o Smart até veículos grandes como o Lotus Eletre. A Geely, vale lembrar, é controladora da Volvo desde 2010.
Como tem se tornado padrão na indústria, o EX30 nascerá como elétrico dedicado, ou seja, será inteiramente pensado para eletrificação. Dessa forma, seguirá desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV e não será equipado em nenhuma versão com motores a combustão.
Quando chegar ao mercado, o crossover será peça-chave para a Volvo cumprir a meta ambiciosa de aumentar as vendas em mais de 70% até 2025. Objetivo da marca é entregar 1,2 milhão de carros anualmente até meados da década. Em 2021, por exemplo, a marca emplacou globalmente 700 mil carros. Já para a próxima década, a meta da Volvo é virar um montadora puramente elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil