Não é segredo que a Ford está trabalhando na ampliação de sua linha de veículos elétricos. Nesse cenário, o destaque são os três SUVs/crossovers que a marca norte-americana prometeu colocar no mercado até 2024, sendo que um deles servirá como sucessor para o tradicional Ford Focus.
O movimento de transição energética dentro da Ford ocorre ao mesmo tempo em que a montadora descontinua vários modelos de longa data, entre eles, nomes bem conhecidos como Focus e Fiesta, além dos que já se foram: Fusion, Ka e EcoSport.
Recebidos com surpresa pelo mercado, os anúncios de descontinuação de nomes históricos para a marca era a prévia de uma nova fase para a Ford, com investimentos mais pesados na eletrificação. Na verdade, isso não se deu apenas pela maior popularidade dos utilitários, mas também pelas margens de lucro maiores.
Pelo que temos acompanhado, o Ford Puma, um SUV compacto, terá na nova geração uma variante totalmente elétrica que ocupará o lugar do Fiesta. Em seguida, será a vez de outro SUV elétrico, um sucessor indireto para o Focus, que sairá de linha na Europa até 2025.
Ford Focus 2021 MHEV
E a base para estes primeiros SUVs/crossovers será a plataforma MEB da Volkswagen, graças a uma parceria que foi firmada em 2019 e ganhou peso recentemente com o estreitamento dessa aliança. Para os dois SUVs, podemos esperar o compartilhamento de elementos com os modelos ID.4 e ID.5. Eles serão lançados em 2023 e 2024, respectivamente, e produzidos na fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha.
Com o compromisso de se tornar uma marca exclusiva de carros elétricos a partir de 2030 na Europa, a Ford precisa ampliar sua linha de veículos elétricos. No momento, seus produtos de zero emissão são os modelos Mustang Mach-E, F-150 Lightning e e-Transit, todos eles sucesso de vendas em seu principal mercado, os Estados Unidos.
De resto, o Mustang Mach-E terá uma nova geração, prevista para chegar ao mercado em 2026, que também dará origem a uma inédita variante SUV-cupê.
Enquanto isso, a Ford se prepara para o lançar o Mustang Mach-E no Brasil, algo que já está confirmado de forma oficial para 2023. No mês passado, a montadora apresentou a van elétrica e-Transit no país, que será oferecida nesse primeiro momento em um programa para grandes frotistas - mediantes empréstimo.
Fonte: FCE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos