Até então desconhecida no ocidente, a Tata Motors ficou muito famosa em 2008 por dois motivos: a compra da Jaguar Land Rover; e o lançamento do Nano, que foi o carro mais barato do mundo durante anos.
O subcompacto custava 100.000 rúpias (o que dá R$ 6.467 atualmente), mas logo começou a ter problemas com os casos de incêndio, criando uma má fama que levou a uma queda nas vendas e seu fim em 2018. Porém, parece que a Tata planeja um retorno do Nano, desta vez como um carro elétrico.
Diversos sites indianos, como o Economic Times, estão comentando sobre uma possível volta do Tata Nano, transformando o subcompacto em um EV para o seu modelo mais barato. Para isso, o plano seria mexer na plataforma, suspensão e até pneus, além de receber um design mais moderno e alinhado com a identidade visual usada atualmente pela indiana.
Como ainda é um rumor, não há qualquer detalhe sobre motores ou autonomia. Uma especulação é que poderia utilizar a tecnologia Ziptron da fabricante, com uma bateria de íon-lítio de alta densidade, ajudando a ter um conjunto pequeno, mas com uma autonomia entre 250 e 300 km. Será uma grande diferença em comparação ao Nano antigo, que tinha um motor de 624cc e dois cilindros, gerando somente 38 cv.
O que faz com que este rumor faça sentido é o fato de que a Tata criou uma versão elétrica do Nano e entregou para Ratan Tata, ex-presidente da Tata. É uma unidade feita sob medida para o executivo, com o intuito de receber algumas opiniões sobre o veículo. Tem uma autonomia de somente 160 km, vindos das baterias de íon-lítio de super polímero, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Na época, a Tata disse que o modelo “oferece a praticidade de um carro de verdade, sem comprometer nada na busca para entregar um transporte pessoal ecologicamente correto para o consumidor moderno.”
Mesmo sem a Tata confirmar a intenção de produzir o Nano EV para ser o carro elétrico mais barato do mundo, a fabricante estaria conversando com o governo para comprar a fábrica que era da Ford especialmente para produzir o subcompacto. No entanto, como os rumores sobre o subcompacto elétrico existem a um tempo, ainda teremos que esperar para ver se o carro realmente será produzido.
Fonte: Economic Times