DHL já está testando a Ford Transit Elétrica no Brasil
Programa piloto da empresa de logística com a versão 100% elétrica da van já tem primeiros feedbacks
A Ford anunciou em novembro a chegada da e-Transit no Brasil, mas de uma forma diferente. Para entender como sua van 100% elétrica poderia atender o mercado da melhor forma possível, iniciou um projeto piloto com grandes empresas de logísticas. Nesta quarta-feira (14), a fabricante revelou os primeiros feedbacks sobre essa operação.
Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, disse que a DHL é uma das empresas que participa do projeto piloto. A parceria inclui um estudo da operação e instalação de uma infraestrutura adequada para a recarga diárias da Transit elétrica.
Inicialmente na versão furgão, a e-Transit é equipada com motor elétrico que entrega potência de 198 kW (269 cv) e torque de 43,8 kgfm e uma série de itens de série, como o assistente de partida em rampa, assistente de pré-colisão frontal, ESP, freio de estacionamento elétrico, assistente de cruzamento, câmera 360º, seletor de marchas tipo E-Shifter, assistente de frenagem em ré e central multimídia com tela de 12".
A sua bateria de íons de lítio de 68 kW garante autonomia máxima de 317 km no ciclo WLTP (europeu), e segundo Lastra, os testes iniciais já indicam que a autonomia real com carga e em condições brasileiras já passa dos 300 km com apenas uma carga. O carregamento rápido da e-Transit aceita até 115 KW, o que permite dar uma carga de 80% em apenas 35 minutos. Nas redes AC, o carregamento máximo é de 11,5 KW/h, o qual demora 8 horas para a carga máxima (geralmente noturnas).
O executivo da Ford relatou que a experiência com os motoristas está sendo muito positiva. Os principais relatos se referem ao alto nível de tecnologia embarcada, com destaque para a câmera 360º que, segundo os motoristas, "faz a e-Transit parecer menor do que é". Outro efeito colateral inesperado é a redução do cansaço no fim do dia: "motoristas chegam mais descansandos por causa da ausência do barulho em comparação com o diesel", disse Lastra. Vale lembrar também que não existem trocas de marchas manuais, como nas vans à combustão.
Guillermo também destacou que todos os parceiros deste projeto piloto recebem material técnico e um treinamento que visa ensinar como otimizar a autonomia. Como todos os trajetos das entregas são planejados, cerca de 250 km por dia, o motorista "nunca chega no fim da rota com a bateria no limite".
Parceira com a DHL faz parte de estratégia global
A Ford Pro e o Deutsche Post DHL Group assinaram, recentemente, um memorando de entendimento para acelerar a utilização de furgões elétricos nas suas operações logísticas em todo o mundo. A Ford fornecerá mais de 2.000 e-Transit para a DHL em diversos países, inclusive no Brasil, até ao final de 2023.
O acordo abrange um conjunto completo de soluções para operação da frota elétrica, incluindo o acesso a informações do aplicativo Ford Pro e soluções de carregamento, visando reduzir custos e otimizar a eficiência como parte dos objetivos comuns de emissões zero das duas empresas.
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