Pesquisa realizada recentemente pela Consumer Reports colocou Tesla e Nissan como marcas líderes em confiabilidade no setor de veículos elétricos. O Model 3, da norte-americana, e o Leaf, da japonesa, ocuparam a segunda e a terceira posições, respectivamente, na lista dos mais confiáveis.
O primeiro lugar foi ocupado pelo Kia EV6, com vários elogios. No entanto, como o veículo ainda é relativamente novo no mercado, é cedo para cravar uma avaliação mais justa sobre possíveis problemas de longo prazo na comparação com os demais modelos já maduros no mercado.
Galeria: Tesla Model 3
A Consumer Reports coleta informações de centenas de milhares de proprietários fornece feedback direto sobre o nível de satisfação e qualidade dos veículos. No caso do Tesla Model 3, mais de 1.000 donos foram ouvidos e todos atestaram confiabilidade média ou alta. A pesquisa envolveu unidades a partir do ano-modelo 2018. O mesmo vale para o Nissan Leaf, que com vários anos de mercado acumulados também não registra grandes reclamações dos proprietários.
A publicação relata que Tesla Mode 3 e Nissan Leaf "têm muito poucos problemas com baterias, motores elétricos ou carregamento". Por outro lado, o Ford Mustang Mach-E não é recomendado pela CR devido à baixa pontuação de confiabilidade registrada.
A CR descreve que a Tesla e a Nissan estão produzindo EVs em massa há muitos anos e, embora seus rivais estejam fabricando carros a combustão há mais de 100 anos, ambas ainda contam com vantagem considerável no segmento de EVs. Enquanto as montadoras tradicionais tentam se adaptar à transição para eletrificação, a Tesla em especial já teve muito tempo para resolver os problemas relacionados ao processo.
A revista conclui que será apenas uma questão de tempo até que outras montadoras provavelmente tenham mais sucesso na produção de veículos elétricos confiáveis. No entanto, o Leaf e o Model 3 são atualmente suas melhores apostas para um EV confiável - além do novato Kia EV6.