Não há dúvida de que os carros elétricos perdem autonomia em temperaturas mais baixas. De acordo com a pesquisa da Recurrent, alguns podem perder até 35% de seu alcance estimado em climas congelantes. No entanto, existem muitos fatores envolvidos, e cada veículo é diferente.

E não importa qual carro elétrico você escolheu, ele terá menos quilômetros de alcance no inverno do que nas estações mais quentes. Se você mora em uma área que presencia o clima frio com frequência, pode querer ter acesso a mais informações antes escolher seu EV.

Impressoes Volkswagen ID.4 - movimento (2)

Não só seria mais inteligente comprar um carro elétrico com o máximo de autonomia que você pode pagar, mas também um que parece perder menos alcance em dias frios. Dito isto, se você usar apenas seu EV para trajetos curtos pela cidade, provavelmente não fará muita diferença.

Mesmo que você perceba uma perda de alcance em clima frio, você não deve se preocupar com a condição da bateria do seu EV. A bateria em si não está falhando, apenas não é capaz de carregar tão rapidamente ou produzir tanto alcance por alguns motivos. O estudo recente da Recurrent fornece um breve resumo de por que os carros elétricos perdem alcance em clima frio:

"A perda de alcance no inverno ocorre por algumas razões. Nós os cobrimos em detalhes em nosso artigo de temperatura quente e fria, mas os dois principais fatores que contribuem são químicos e mecânicos.

Reações químicas e físicas na bateria ocorrem mais lentamente em temperaturas frias. Isso reduz a potência dos EVs. As temperaturas frias inibem as reações químicas e atuam como resistência que retarda os processos físicos."

O artigo continua explicando que, enquanto os veículos elétricos produzem seu próprio calor, os carros a gasolina usam o excesso de calor criado pelo motor de combustão interna. Todo esse calor desperdiçado também nos lembra o quão ineficiente um carro a gasolina é comparado a um elétrico, mas isso ajuda a aquecer o carro. Para que um EV aqueça o interior de um carro, realmente precisa haver uma fonte, que extrai energia da bateria, resultando em menos quilômetros de alcance.

Chevrolet Bolt no Electric Experience 2022

Com tudo isso dito, o novo estudo da Recurrent para 2022 destaca dados de clima frio e inverno do mundo real de 7.000 veículos e dezenas de milhares de vários pontos de dados dentro de sua comunidade. O novo estudo incluiu todos os modelos da Tesla, o Nissan LEAF, o Ford Mustang Mach-E e o Volkswagen ID.4.

Com base nos detalhes do estudo, a Recurrent reuniu o seguinte gráfico mostrando a perda de alcance em 14 veículos elétricos mais conhecidos. O gráfico mostra o intervalo a 70° F (21º C) versus temperaturas de congelamento.

2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition

A Recurrent anota que recentemente atualizou a linha de inverno para muitos veículos, uma vez que agora verificou a gama de clima frio de muitos outros modelos com dados do mundo real. Embora este gráfico lhe dê uma ideia sólida do que esperar, tenha sempre em mente que o alcance do carro elétrico do mundo real é afetado por muitos fatores e pode não corresponder aos dados no gráfico.

Como o seu carro elétrico lida com o inverno? Qual é o sua autonomia média nesta época do ano em comparação com os meses mais quentes? Deixe seu comentário abaixo.