A startup holandesa de veículos elétricos solares Lightyear iniciou oficialmente a produção de seu primeiro veículo, o Lightyear 0, nas instalações da parceira de produção Valmet Automotive em Uusikaupunki, na Finlândia.
Essa é uma conquista notável, mas está longe do que chamaríamos de produção em escala, já que a empresa está montando apenas um carro por semana neste primeiro momento. Ela planeja aumentar gradualmente a produção no primeiro trimestre de 2023, embora não diga quantos veículos Lightyear 0 por semana planeja fazer até lá.
A Lightyear orgulha-se de se tornar a primeira empresa automotiva a fabricar um veículo elétrico que gera energia diretamente da luz solar. A startup levou seis anos desenvolvendo suas próprias tecnologias para chegar a esse estágio e finalmente entrar no mercado com a novidade:
"Temos atingido muitos marcos nos últimos anos, desde grandes conquistas de financiamento até grandes parcerias. Entretanto, hoje é o marco mais significativo, e provavelmente o mais desafiador, que alcançamos até agora. O início da produção do Lightyear 0, o primeiro carro solar, nos traz um grande passo para a nossa missão de mobilidade limpa para todos, em todos os lugares. Podemos ser os primeiros a conseguir isto, mas certamente espero que não sejamos os últimos".
Lex Hoefsloot, CEO e Co-Fundador da Lightyear
Seis anos após sua fundação, a Lightyear tem mais de 500 funcionários e uma cadeia de fornecimento confiável composta por parceiros como a Valmet Automotive, Bridgestone e Koenigsegg.
Como o próprio nome sugere, o Lightyear 0 é pensado como apenas o primeiro passo na tentativa da empresa de transformar o setor de mobilidade. A startup planeja lançar um EV solar muito mais acessível com uma bateria menor até 2025. Por enquanto, criar um veículo eficiente com uma capacidade de bateria menor de 60 kWh é como a Lightyear quer permitir que os consumidores superem a rede de carregamento e dirijam de forma mais sustentável possível.
Como a Fisker, a Lightyear optou por terceirizar a produção de seu primeiro veículo para um fabricante contratado, neste caso a Valmet Automotive. A empresa finlandesa tem mais de 10 anos de experiência na produção de veículos elétricos e mais de 50 anos de experiência com marcas de automóveis grandes e bem conhecidas.
Anteriormente conhecido como Lightyear One, o carro elétrico solar tem um preço base de 250.000 euros (R$ 1.375.000), e isso antes do IVA e outros impostos específicos daquele mercado. O veículo estará disponível inicialmente na UE, Suíça, Noruega e Reino Unido; uma expansão para fora da Europa ainda não foi anunciada.
Afirma-se que o Lightyear 0 oferece um alcance WLTP de 625 quilômetros, com os 5 metros quadrados de painéis solares de curva dupla que fornecem um adicional de 70 quilômetros de alcance por dia em condições ideais.
Em climas nublados, a Lightyear calcula que os painéis solares produzirão eletricidade suficiente para cobrir 35 km por dia. O Lightyear 0 é um carro altamente eficiente, com um uso de energia de apenas 10,5 kWh por 100 km - graças, em parte, ao seu coeficiente recorde de arrasto de apenas 0,175.
Fonte: Lightyear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda