O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu (ou seja, os governos dos Estados-Membros) chegaram a acordo sobre novas regras para as baterias de carros elétricos. O objetivo é tornar todas as baterias disponíveis no mercado da União Europeia mais sustentáveis e duradouras.

Os negociadores chegaram a acordo sobre regras que abrangem todo o ciclo de vida útil da bateria, desde o desenvolvimento até à produção e à fase de utilização, passando pela segunda vida útil e reciclagem. O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento e pelo Conselho, mas isso é considerado mera formalidade.

Os regulamentos incluem, entre outras coisas, uma obrigação de rotulagem para o CO2 -pegada de baterias de propulsão de carros elétricos. As baterias devem geralmente conter etiquetas e códigos QR com informações sobre capacidade, prazo de validade, composição química e o símbolo da recolha seletiva de resíduos. Elas devem receber um passaporte digital com informações, o que deve facilitar a reutilização de cobalto, lítio e outras matérias-primas. Esse passaporte de bateria já está sendo desenvolvido por um consórcio em torno da Volkswagen e da BMW.

Também foram estabelecidas cotas mínimas para a reutilização de matérias-primas para baterias. Eles são 16% para o cobalto e 6% cada para lítio e níquel, de acordo com um comunicado do Parlamento da UE. Além disso, todas as baterias de automóveis elétricos usadas devem ser devolvidas gratuitamente aos utilizadores finais, independentemente da sua composição química, condição, fabricante e local de produção.

Centro de pesquisa de baterias da BMW em Parsdorf, Alemanha

Uma primeira versão da nova Diretiva de Baterias foi apresentada pela Comissão da UE no final de 2020. Desde então, a proposta tem sido tratada no chamado "trílogo" entre a Comissão, o Conselho e o Parlamento. Em março, uma nova versão foi adotada pelo Parlamento Europeu.

A nova diretiva afeta não só as baterias de automóveis elétricos, mas também as baterias de e-bikes e e-scooters, baterias para smartphones e outros aparelhos eletrônicos, além de baterias industriais recarregáveis com mais de 2 kWh de capacidade de armazenamento. Entre outras coisas, as baterias dos celulares devem ser substituíveis pelo próprio consumidor no futuro.

A Associação Alemã de Mobilidade Elétrica (BEM) também está satisfeita: "Embora a conformidade com os requisitos e critérios ambientais da economia circular tenha sido anteriormente voluntária, a UE está agora criando uma linha de base para todos os participantes do mercado com sua nova proposta", diz o membro do conselho da BEM, Markus Emmert.