Tesla atinge marco de meio milhão de sistemas fotovoltaicos instalados
Crescimento é apoiado em uma nova estratégia: deixar a instalação para terceiros e focar nos serviços
A Tesla disse: '2022 é o ano do painel solar'. Bem, a empresa de Elon Musk anunciou hoje que já instalou mais de meio milhão de painéis fotovoltaicos. Esta é uma instalação generalizada com 4 GW de potência total.
Se dividirmos a potência total de 4 GW pelo número de instalações, verificamos que a potência média de uma única instalação é de 8 kW.
O marco foi alcançado depois de a empresa ter sido obrigada a anunciar a suspensão das reservas para os seus tetos solares entre o final de 2021 e o início deste ano, devido à falta de componentes para produzi-los. No entanto, graças aos esforços da divisão dedicada da Tesla, que também adquiriu a SolarCity desde 2016, os negócios voltaram a crescer.
Novo modelo de negócio
O crescimento do número de sistemas instalados também foi possível pelo fato de a Tesla depender cada vez mais de instaladores externos, que foram capazes de fornecer aos seus clientes soluções "Made in Buffalo". É de fato perto desta cidade no norte de Nova Iorque que se encontra a Gigafactory dedicada da Tesla Electric.
A ideia que levou a Tesla a fazer esta escolha baseia-se no fato de que cada vez menos se destina a ganhar dinheiro com a instalação dos seus próprios produtos dedicados a sistemas fotovoltaicos domésticos, e cada vez mais quer explorar o potencial de criação de um ecossistema energético generalizado baseado na Powerwall.
A fim de melhor acompanhar esta transformação, a Tesla declarou também que reduziu a sua equipe de instaladores e reduziu o número de mercados onde irá operar diretamente. Ao mesmo tempo, irá se concentrar na produção, deixando a manutenção por conta de instaladores independentes, que podem operar de forma mais efetiva.
Do produto ao serviço
Mas porquê esta mudança de rumo? Simples, porque com a implantação mais generalizada dos seus sistemas fotovoltaicos e de armazenamento, a Tesla poderá oferecer um serviço de melhor qualidade, como demonstrado pelo nascimento do projeto-piloto na chamada central elétrica distribuída.
Consiste em conectar vários sistemas domésticos e alimentar a rede com energia. Após as primeiras experiências bem sucedidas na Califórnia, a Tesla está prestes a disponibilizar esta possibilidade também no Texas, com o acréscimo de que os clientes poderão ganhar dinheiro com a venda da própria energia. Se isso não é um incentivo para migrar para a energia fotovoltaica, o que mais falta?
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:01 Scooter elétrica com extensor de alcance tem consumo equivalente a 90 km/l
- 09:01 Quais são os maiores fabricantes de carros elétricos do mundo?
- 08:00 Teste GWM Ora 03 GT: Versão mais equipada é o pulo do gato da GWM
- 10:00 BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia
- 09:01 Quais fabricantes estão mais comprometidas em reduzir emissões de CO2
- 08:01 Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
- 14:15 Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
- 11:16 Em breve no Brasil, Chevrolet Equinox EV finalmente tem início de entregas
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria |