A Marcopolo apresentou seu primeiro ônibus elétrico, o Attivi, durante o Lat.Bus 2022 em agosto. E agora, a empresa que é a terceira maior encarroçadora do mundo, anuncia uma parceria internacional para apoiar o lançamento do seu ônibus de zero emissão. 

De acordo com o comunicado divulgado pela Marcopolo nesta semana, a parceria será com a Zenobē, uma empresa que apoiará a brasileira com uma plataforma de gestão de eficiência energética para os ônibus elétricos Marcopolo Attivi no Brasil, América Latina e América do Norte a partir de 2023.

Galeria: Marcopolo - ônibus elétrico urbano

A Zenobē é uma empresa internacional especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias, com sede no Reino Unido e operações na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Estados Unidos.

O objetivo da Marcopolo é aproveitar a expertise da Zenobē e utilizar sua experiência global em eletrificação de frotas e software de carregamento inteligente para desenvolver soluções de eletromobilidade para transporte público.

Isso inclui testar soluções diversas de carregamento e buscar o que há de melhor em eficiência energética das baterias para apoiar o lançamento do Attivi, o novo modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo.

“Desenvolver soluções completas e avançadas para eletrificação de ônibus faz parte da nossa estratégia ESG, por isso temos investido em projetos e parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas, nos últimos anos, para contribuir com a redução das emissões de CO2 no transporte”, comentou João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

“A Zenobē é pioneira em soluções de eletrificação de frotas e carregamento inteligente. Ao utilizar sua expertise em soluções de carregamento de veículos elétricos, a Marcopolo estará bem-posicionada para desenvolver veículos elétricos que atendam às demandas de frotistas em todo o mundo”, enfatizou.

Essa parceria visa atender ao projeto de transição energética da Marcopolo, que prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.

Por fim, a mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.