A Marcopolo anuncia o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico. A empresa, que é a terceira maior encarroçadora do mundo, aproveitou o Lat.Bus 2022, realizado nesta semana em São Paulo (SP), para mostrar ao público o Marcopolo Attivi, um modelo com chassi próprio e propulsão 100% elétrica.
Segundo anunciado pela companhia no evento paulista, até o final deste ano serão produzidas 30 unidades do ônibus elétrico Attivi que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país.
Líder do segmento, a Marcopolo aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG.
“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.
Conforme relatado, o cronograma de desenvolvimento do ônibus elétrico aponta que desde 2021 o veículo tem sido utilizado em operação assistida. Os modelos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.
Além disso, a Marcopolo trabalha com um projeto de transição energética que prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.
A empresa também afirma que serão oferecidas aos clientes ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.
“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.
A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian