A Marcopolo anuncia o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico. A empresa, que é a terceira maior encarroçadora do mundo, aproveitou o Lat.Bus 2022, realizado nesta semana em São Paulo (SP), para mostrar ao público o Marcopolo Attivi, um modelo com chassi próprio e propulsão 100% elétrica.

Segundo anunciado pela companhia no evento paulista, até o final deste ano serão produzidas 30 unidades do ônibus elétrico Attivi que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país. 

Líder do segmento, a Marcopolo aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG.

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Conforme relatado, o cronograma de desenvolvimento do ônibus elétrico aponta que desde 2021 o veículo tem sido utilizado em operação assistida. Os modelos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.

Além disso, a Marcopolo trabalha com um projeto de transição energética que prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.

marcopolo onibus eletrico attivi - motor elétrico

A empresa também afirma que serão oferecidas aos clientes ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.

A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.