'Google chinês', Baidu apresenta seu 2º veículo elétrico ao público
Revelado no Salão de Guangzhou, o Jidu Robo-02 é um sedã elétrico com 544 cv e 600 km de autonomia
No Salão do Automóvel de Guangzhou, a Jidu Auto, de propriedade do Baidu, apresentou o segundo modelo da sua história. Chama-se Robo-02 (o primeiro foi o SUV Robo-01) e é um sedã elétrico com estilo que remete ao modelo de estreia.
O Robo-2 também adota outras características comuns ao Robo-01. Por exemplo, não tem puxadores de porta, que são abertos por comandos de voz ou utilizando um smartphone conectado via Bluetooth. Indo além desta estranha solução (é fácil imaginar quantos terão dificuldade em habituar-se a abrir a porta falando com o carro), o Jidu Robo-02 dispõe de muitas outras tecnologias de ponta.
Galeria: Baidu Jidu Auto Robo-2
Condução autônoma e 544 cv
Embora a empresa chinesa ainda não tenha divulgado as especificações oficiais, é praticamente certo que o sedã elétrico utilizará o mesmo software que o Robo-01 e o mesmo hardware com dois chips Nvidia Orin X. O carro está também equipado com assistência avançada ao condutor e para segurança ativa utiliza dados de 31 sensores, incluindo dois Lidar, cinco radares de ondas milimétricas, 12 radares ultrassônicos e 12 câmaras de alta definição.
O que ainda não é conhecido, no entanto, é o conjunto motopropulsor deste Robo-02. Também por analogia, é provável que utilize dois motores síncronos de íma permanente desenvolvendo uma potência total de 544 cv e garantindo um arrancada de 0-96 em menos de quatro segundos. Este, de fato, é o mesmo layout que o Robo-01.
Autonomia superior a 600 km
O Robo-01 está também equipado com uma bateria de íons de lítio de 100 kWh de capacidade fabricada pela também chinesa CATL, que garante um alcance de mais de 600 km. Mais uma vez, assumindo a mesma plataforma para os dois modelos Jidu, o Robo-02 deveria ostentar características semelhantes.
- Bateria: 100 kWh
- Alcance: 600 km
- Potência máxima: 544 cv
- 0-100: <4"0
Fotos: AutoHome
Galeria: Jidu Robo-02
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
Como ter a bateria de um carro elétrico carregada em 1 minuto e meio
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro