O Baidu é considerado o 'Google chinês' graças às muitas semelhanças entre as duas empresas, e assim como a versão norte-americana, a sediada na China também tem ambições automotivas.

Mas ao contrário do Google, que trabalha com o serviço de carona sem motorista Waymo a fim de obter informações sobre veículos autônomos, a Baidu quer produzir e vender carros, embora não sob sua própria marca, mas uma nova submarca criada especificamente com essa finalidade.

Jidu

Esta nova marca se chama Jidu e já vimos uma prévia do seu estilo quando ele foi anunciado há alguns meses, mas agora finalmente podemos conhecer o modelo final, o Robo-01. Bem, ele é quase um modelo de produção, com a Jidu afirmando que esse estudo representa 90% da versão final, então este é basicamente o veículo que entrará em produção em 2023.

Galeria: Jidu Robo

Jidu refere-se ao seu primeiro veículo como um "robocar", sugerindo que ele pode operar sem supervisão do motorista - dizem que é "adaptável" por que pode evoluir através do uso, empregando outra solução proprietária, o que eles chamam de JATO neural (abreviação de Jidu Evolving Technology). Aparentemente, o veículo também será capaz de mostrar emoções à medida que interage com seus ocupantes.

Xia Yiping, CEO da Jidu, disse

A Era Do Carro Inteligente 3.0 é a era dos robo-carros. A transição para esta nova era é marcada pela mudança do poder de condução dos humanos para a IA, com os robocars finalmente alcançando o progresso auto-gerador liderado pela IA.

O robocar JIDU tem como objetivo atender às necessidades dos usuários para viagens inteligentes, assistência e cabine inteligente. Em termos de aparência o Robo-01 é bastante futurista, mas não é necessariamente estranho, cruzando a linha entre crossovers e hatchbacks no estilo da carroceria. O veículo que eles mostraram não tinha coluna B, e presumimos que isso aliado às portas regulares não articuladas traseiras estarão entre as mudanças feitas para a produção.

Por dentro, uma tela widescreen maciça que atravessa o painel de ponta a ponta é o destaque. O veículo possui um volante retrátil (no caso, não é exatamente um jugo) que dá uma visão limpa da tela, embora mesmo com um volante normal não teria sido um problema, dado o tamanho da tela.

O sistema Lidar também está presente no carro elétrico Baidu, como é comum em veículos elétricos chineses, permitindo que ele tenha uma boa visão 3D da pista à frente. Também possui 12 sensores ultrassônicos e 12 câmeras para permitir a navegação ao redor de seu ambiente.