A Volkswagen voltou à CES (Consumer Electronics Show) em Las Vegas após um intervalo de seis anos, com a estreia mundial do Volkswagen ID.7, o primeiro sedã elétrico da família ID e também o sucessor espiritual do Passat.
O fabricante alemão, como antecipamos, apresenta na feira uma versão próxima do modelo de produção do seu primeiro sedã totalmente elétrico e um novo membro da família ID., antecipado pelo conceito Aero, apresentado em junho.
A empresa anunciou oficialmente que o nome do sedã será Volkswagen ID.7 (sem surpresa aqui), o que sugere que a versão perua pode realmente chamar-se ID.7 Tourer, como constava em maio de 2022.
O Volkswagen ID.7 exibido na CES ainda está camuflado. O fabricante explica que a estreia mundial da versão de produção acontecerá no segundo trimestre de 2023, pelo que teremos de esperar mais alguns meses para vê-lo por inteiro.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, afirmou:
"Com o novo ID.7, estamos a ampliando a nossa linha de carros elétricos para os segmentos superiores. O sedã irá oferecer tecnologia e qualidade de primeira classe. O ID.7 é um dos dez novos modelos elétricos que planejamos lançar até 2026. O nosso objetivo? Entregar produtos adequados aos nossos clientes em cada um dos segmentos".
O ID.7 é o sexto modelo Volkswagen baseado na matriz modular de propulsão elétrica (MEB), após ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 (apenas China) e ID. Buzz.
De acordo com o fabricante, o alcance previsto para o ID.7 na Europa será de 700 km. Este é o melhor resultado até agora dentro da família ID. E esse longo alcance indica que o novo sedã será muito eficiente e, ao mesmo tempo, equipado com um grande conjunto de baterias.
Um dos elementos chave para conseguir um longo alcance é a aerodinâmica. A Volkswagen assinala vários elementos do carro que mais contribuíram para o resultado global:
"As características do sedã incluem a seção frontal aerodinâmica e o teto, que ambos ajudam a reduzir o consumo de energia e a aumentar a autonomia. As entradas de ar localizadas na parte da frente guiam o ar que flui através delas pelas laterais do veículo até à traseira de uma forma direcionada. Assim, formam uma cortina de ar, que acalma o fluxo de ar nos lados do veículo. O teto é inclinado e contribui assim para o muito bom coeficiente de arrasto do ID.7".
A camuflagem no Volkswagen ID.7 é muito especial, uma vez que cria efeitos de luz inteligentes através da eletroluminescência.
De acordo com a marca, existem cerca de 40 camadas de tinta, das quais algumas são condutoras enquanto outras têm propriedades isolantes. 22 áreas do veículo podem ser controladas separadamente e são eletrificadas abaixo da camada superior da tinta (eletroluminescência) para que se iluminem (em ligação com um sistema de som para tornar o efeito ainda mais interessante).
O interior do carro é de fato o elemento mais interessante da apresentação, uma vez que a Volkswagen introduziu ("em resposta ao feedback do cliente") uma série de soluções que virão como itens de série no ID.7.
Existe um novo conceito de apresentação com a tela de realidade aumentada (HUD) e uma tela de 15 polegadas, além de seletores de toque iluminados. Temos de admitir que esta nova configuração parece ser bastante interessante.
Outra solução muito inteligente são os novos controlos de ar condicionado, integrados no primeiro nível do sistema de informação-entretenimento para melhorar a experiência do usuário.
A Volkswagen anunciou também o novo conceito de ar condicionado com aberturas inteligentes e uma série de novas funções, que estão sempre visíveis na nova tela (e, adicionalmente, podem ser ativadas e memorizadas de forma individual para cada usuário):
- o ID.7 pode detectar quando o condutor se aproxima com base na sua chave e já começará a arrefecer o interior em dias quentes ou a aquecer o interior em dias frios antes de o condutor entrar no veículo.
- Os "Smart Air Vents" recentemente concebidos controlam o fluxo de ar e movem-se dinamicamente para distribuir o ar por grandes áreas o mais rapidamente possível. Se houver passageiros no automóvel, o ar pode ser dirigido diretamente para a carroceria ou ventilar indiretamente o interior.
- Pedidos especiais podem ser ativados utilizando comandos de voz. Se o utilizador disser "Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias!", o ID.7 responde, iniciando a função de aquecimento do volante. Ao mesmo tempo, o ar quente é direcionado para as mãos.
Nem todos os detalhes sobre o ID.7 foram revelados, mas com a longa distância entre eixos (2,97 metros) e os balanços curtos, acreditamos que o ID.7 também será bastante espaçoso no interior. O fabricante diz mesmo que o ID.7 irá oferecer a personalidade de um sedã de luxo com um toque especialmente espaçoso.
O Volkswagen ID.7 será o segundo veículo elétrico global da Volkswagen - oferecido em três continentes - Europa, América do Norte e na Ásia (China) - após o ID.4. A produção do sedã elétrico terá lugar na fábrica Volkswagen Emden, o que foi efetivamente confirmado em 2021, juntamente com o ID.4.
Desde o lançamento no mercado do Volkswagen ID.3 e as primeiras entregas ao cliente em Setembro de 2020, a Volkswagen (incluindo as suas subsidiárias) entregou mais de 500.000 veículos elétricos a nível mundial. Um resultado atingido um ano antes do previsto, segundo a empresa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos