CES: Sony e Honda anunciam nome de sua marca de carros elétricos

Joint venture anuncia marca que se chamará AFEELA e apresenta conceito que antecipa carro elétrico previsto para 2025

Sony Honda Mobility Afeela CES 2023 Sony Honda Mobility Afeela CES 2023

Sony Honda Mobility, empresa de joint venture de duas das maiores empresas de tecnologia e do segmento automotivo do Japão, revelou o nome de sua nova marca de carros elétricos: Afeela.

O anúncio foi feito durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas. A criação desta nova empresa foi confirmada por Yasuhide Mizuno, presidente e CEO da joint venture.

E explicando a origem do nome, Afeela refere-se ao verbo inglês 'feel', que traduzido para o português significa 'sentir'. 

"A Afeela expressa uma relação interativa em que as pessoas 'sentem' a mobilidade como uma entidade inteligente, e a mobilidade 'sente' as pessoas e a sociedade usando tecnologias de sensoriamento e redes de telecomunicações."

Na ocasião, a Sony Honda Mobility também aproveitou para mostrar o seu conceito de carro elétrico. A SHM trabalha no desenvolvimento de um modelo de produção com base neste protótipo, sendo que as pré-encomendas estão planejadas para começar no primeiro semestre de 2025 e as vendas até o final de 2025 nos Estados Unidos. 

E falando do protótipo, o modelo está equipado com 45 câmeras e sensores dentro e fora do veículo, juntamente com 800 TOPS de potência máxima de computação para ECU. Os SoCs do Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm Technologies serão usados nas principais funções, incluindo AD/ADAS, HMI/IVI, e telemática. 

Aparentemente, é uma versão esteticamente atualizada do conceito Sony VISION-S 01 car, que viu a luz pela primeira vez em 2020. Não está claro se este veículo já usa a tecnologia de propulsão da Honda ou se é constituído como um simples avanço conceitual.

O exterior do AFEELA apresenta uma "Media Bar" que permite a mobilidade inteligente para se comunicar com às pessoas ao redor usando luz, permitindo a comunicação interativa entre a mobilidade e as pessoas.

A SHM visa desenvolver a condução autônoma de nível 3 sob condições limitadas e permitir a assistência ao motorista de nível 2+ em ainda mais situações, como a condução urbana.