CES: Cinto de segurança aquecido da ZF promete ampliar alcance de carros elétricos
Alcance aumenta até 15%, reduzindo a energia necessária para aquecer a cabine
Os cintos de segurança de três pontos percorreram um longo caminho desde que a Volvo liberou a sua patente de graça há muitas décadas. Alguns fabricantes de automóveis estão colocando até airbags dentro, mas a ZF teve uma ideia diferente. Este é o cinto de calor, ou cinto térmico, que como o nome indica, toma a forma de um cinto de segurança aquecido que serve como um abraço quente.
Foi pensado, principalmente, para ajudar os carros elétricos a aumentarem a eficiência durante dias frios. Em termos práticos, o carro vai utilizar menos energia de bateria para aquecer toda a cabine.
Cinto de segurança aquecido da ZF
Embora isto possa parecer um truque, a mesma coisa foi dita sobre volantes aquecidos quando foram lançados décadas atrás. De acordo com a ZF, a estimativa é de que os veículos elétricos em baixas temperaturas pode ser beneficiado em até 15% no consumo de bateria. Os condutores de aquecimento são incorporados no cinto de segurança para proporcionar uma sensação uniforme de calor ao mesmo tempo que aumenta minimamente a sua espessura.
Utilizando cerca de 70 watts de potência, os cintos de segurança podem ser aquecidos até 40 graus Celsius. A ZF diz que o seu cinto térmico se comporta como um cinto de segurança normal, o que significa que um carro não teria de passar por quaisquer modificações para receber este item.
Os condutores de aquecimento são tecidos aplicados na estrutura do cinto de segurança e a localização dos elementos de contato de forma que não interfiram no funcionamento ou retração dos cintos de segurança. Consequentemente, a retração dos cintos ainda funcionam e o nível de segurança permanece idêntico.
No entanto, é preciso fazer uma ressalva. Um cinto de segurança aquecido não é propriamente uma novidade. No final de 2018, a Ford registou uma patente em um documento de 31 páginas que detalhava como funcionava a tecnologia. Foram ilustradas variações do conceito com desenhos diferentes, mas a ideia era em grande parte a mesma. Cerca de um ano depois, a Mercedes-Benz introduziu o Veículo de Segurança Experimental (ESF) baseado no GLE e que também tinha cintos de segurança aquecidos.
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Fonte: ZF
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