É fato que as baterias para carros elétricos certamente ficaram mais baratas durante a última década, mas de acordo com um novo relatório publicado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE) os preços tiveram uma queda considerável. O DOE estima que em 2022 o preço das baterias de íon-lítio para veículos elétricos era 89% mais baixo em comparação com 2008.

No entanto, isto ainda é uma estimativa, e só resulta nessa porcentagem se você usar dólares constantes, o que é feito ajustando seu valor para a inflação e o poder de compra atual. O DOE apresentou um gráfico (abaixo) mostrando esta queda de preços, que mostra que o preço de 1 kWh (de capacidade utilizável) foi de US$ 1.355 em 2008 e caiu para apenas US$ 153 em 2022.

Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter

Se não ajustarmos a moeda, o preço de 1 kWh era de cerca de US$ 1.000 em 2008, então a porcentagem de queda até hoje fica reduzida, mas o gráfico ainda mostra uma queda substancial no preço. No entanto, isto não pinta um quadro tão preciso quanto a utilização de dólares reais (ajustados), razão pela qual eles são quase sempre utilizados em estudos como este.

Curiosamente, encontramos outra reportagem recente, desta vez publicada pela BloombergNEF, que afirma que o preço por quilowatt-hora tinha realmente subido em 2022 pela primeira vez desde que começou a acompanhar este mercado em 2010. Aparentemente, em 2021, o custo de 1 kWh era 7% inferior ao de hoje, cerca de US$ 138, e poderia ter aumentado ainda mais em 2022 se não fosse a introdução generalizada da tecnologia LFP (lithium iron phosphate).

baterias relatorio

O relatório diz que as células LFP eram cerca de 20% mais acessíveis que as baterias de NMC (óxido de lítio níquel manganês cobalto) através do uso de menos cobalto e mais níquel nos cátodos. Até mesmo as baterias LFP viram um aumento de preço em 2022, aumentando em 27 por cento em comparação com 2021. Isto foi explicado por Evelina Stoikou, uma especialista do mercado de energia e autora do estudo, que disse o seguinte:

Os aumentos de preço da matéria-prima e dos componentes têm sido os maiores responsáveis para os preços mais altos das células observados em 2022. Em meio a estes aumentos de preços para os metais das baterias, grandes fabricantes de baterias e montadoras de automóveis se voltaram para estratégias mais agressivas de proteção contra a volatilidade, incluindo investimentos diretos em projetos de mineração e refino.

Células de bateria do tipo Tesla 4680 no Tesla Giga Texas

A mesma reportagem também menciona o fato de que as células de íon-lítio mais baratas do mundo estão na China, onde o custo médio para 1 kWh é de US$ 127, que é entre 24 e 33% menor do que nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. Isto é facilitado pelos volumes de produção muito maiores para veículos elétricos e suas baterias na República Popular, bem como pelo fato de que a China possui enormes reservas de lítio.

A estatística estima que o preço global das baterias de íon-lítio poderá cair para US$ 101/kWh em 2023, e para cerca de US$ 58/kWh até 2030, o que poderia popularizar de vez os carros elétricos.