Depois da experiência com o Taycan, a Porsche quer entrar com algo de maior volume em sua linha 100% elétrica. E a melhor solução é o Macan EV, a nova geração do SUV que é um dos modelos mais vendidos da empresa alemã e será lançado em 2023 ou 2024 como um dos elétricos mais modernos do mundo.
Enquanto ainda rola o desenvolvimento do Macan EV, a Porsche já deu alguns detalhes sobre o SUV. Por exemplo, que o Macan EV será um dos modelos a usar a plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Audi e que estará em modelos mais refinados que os com a MEB, outra base elétrica do Grupo Volkswagen. Vale lembrar que a plataforma J1 é dividida pela Porsche e Audi nos Taycan e e-Tron GT, mostrando que as marcas dividem bastante conhecimento nesta área.
Segundo a Porsche, a PPE permitirá uma série de dimensões, como bitolas, entreeixos e altura do solo, e que seus modelos nesta base terão a identidade da marca. Começando pelo Macan EV, o SUV terá alguma evoluções até em comparação com o Taycan, um dos elétricos mais modernos do mundo na atualidade. A arquitetura de 800 volts tocará tudo, como no Taycan, inclusive com motores elétricos de imãs permanentes síncronos de enrolamento hairpin, que são menores, mais estáveis e menores, além de gerar mais potência e torque.
Inicialmente, diz a Porsche, o Macan EV terá cerca de 600 cv e mais de 100 kgfm de torque. Pelo jeito, versões mais e menos potentes serão lançadas com o tempo, já que a PPE permite configurações de um ou dois motores. O motor PSM será o único disponível para o Macan em sua geração mais moderna, em desenvolvimento, inclusive mais densos e otimizados que os do Taycan. Carboneto de silício será utilizado como semicondutor, que teré menor perda entre motor e rodas.
Para alimentar isso, novas baterias. Estarão na base do Macan EV com capacidade de cerca de 100 kWh e um carregamento bastante eficiente para aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recargas. São 12 módulos com uma mistura de 8:1:1 de níquel, cobalto e manganês com alta densidade de energia. O Macan ultrapassará os 270 kW de capacidade de recarga do Taycan, permitindo uma recarga de 5 a 80% em apenas 25 minutos em carregadores capazes, inclusive em estações de 400 volts, onde chegará a dividir as baterias de 800 volts em duas para otimizar a recarga.
E para levar tudo isso? A Porsche está trabalhando no sistema de tração e suspensão do Macan EV para ser um...Porsche. Primeiro, o motor elétrico traseiro fica posicionado mais para trás do eixo, ajudando na distribuição de peso em 48% na dianteira e 52% na traseira. O sistema de distribuição de torque e eixo traseiro esterçando farão o Macan um elétrico que fará curvas como poucos.
Na dianteira, suspensão duplo A e uma direção precisa e responsiva. Na traseira, multilink com um subframe com o motor elétrico preso na estrutura do carro por 4 pontos. O eixo traseiro terá, além do vetorizador de torque, bloqueio do diferencial para melhor desempenho em arrancadas e curvas. O Porsche Traction Management (PTM) distribuirá a força entre os eixos dependendo do modo de condução, em conjunto com a suspensão e direção calibrada, além do eixo traseiro direcional.
A suspensão será a ar ou com molas tradicionais, dependendo da versão, com amortecedores adaptativos de amplo ajuste para uma boa relação entre conforto e dirigbilidade. As rodas terão larguras diferentes para dar maior ênfase ao eixo traseiro e mais de 22" de diâmetro.
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