Mercedes-Benz aposentará a marca EQ: em breve não será mais necessária
Não fará mais sentido para uma montadora que se tornará 100% elétrica em 2030
Como será chamado o Mercedes-Benz elétrico do futuro? Mercedes. E é só isso. Simples, não? E o que vai acontecer com a marca EQ? Ela será aposentada, como todas as coisas que não são mais necessárias.
Pensando bem, faz sentido. A Mercedes se tornará um fabricante exclusiva de carros elétricos em um futuro próximo. Então, qual será a necessidade de especificar melhor sua natureza com uma sigla que, de fato, não acrescentará nada?
Acontecerá, aparentemente, a partir da próxima geração de veículo elétricos compactos: aqueles que chegarão ao mercado a partir de 2024. Isto, pelo menos, é o que a mídia alemã Handelsblatt publicou, afirmando ter recebido esta informação de fontes dentro da Star Company.
Eletrificação como o novo normal
Segundo o jornal, foi o próprio Ola Kallenius quem indicou este novo caminho. O CEO da Mercedes, que está muito focado na transformação da empresa em direção à emissão zero, pensou em dizer adeus ao nome EQ precisamente para afirmar mais uma vez a normalidade da eletricidade no futuro da empresa.
Alguns anos após o lançamento de todos os nomes indicando os diferentes graus de eletrificação da Mercedes, portanto, uma nova mudança de direção está sendo preparada. A marca EQ, introduzida pela primeira vez em 2016 e trazida para estrear em 2019 com o EQC, foi acompanhada ao longo dos anos pelas marcas EQ Power e EQ Boost, respectivamente reservadas para veículos híbridos plug-in e outros veículos eletrificados.
Audi Q RS e-tron
Outras marcas
Uma questão se coloca. Fará sentido, por exemplo, que a Audi continue usando o emblema e-tron quando de fato todos os carros das 'quatro argolas' também serão elétricos? E A BMW? Será que esse "i" sinônimo de emissões zero aparecerá mais uma vez quando todos os carros de Munique forem exclusivamente alimentados por bateria?
Em resumo, a fase de transição que estamos vivendo atualmente exige uma certa ênfase nos modelos que estão levando os fabricantes ao futuro, mas dentro de alguns anos todas estas sub-categorias poderão realmente desaparecer.
Isto pode ser assumido com alguma certeza olhando também para o que está acontecendo com os carros dos fabricantes que já são totalmente elétricos. Tesla, por exemplo, ou NIO, para citar uma marca chinesa. Model S, Model Y, Cybertruck, ET5, ES8, EL7: de nomes, acrônimos, símbolos ou emblemas indicando a natureza elétrica desses carros, não há nem mesmo uma sombra.
Galeria: Mercedes-Benz EQG Prototype: First Ride
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil