Mercedes-Benz: 1 milhão de motores elétricos por ano a partir de 2024
Marca alemã está acelerando a transição energética para atingir a meta de se tornar uma marca exclusiva de elétricos em 2030
A Mercedes-Benz está acelerando a sua transição energética e anunciou recentemente que irá ampliar a produção de sistemas de propulsão para os veículos elétricos da linha EQ para cerca de 1 milhão de unidades até 2024. Isso representa o dobro da produção atual, que atualmente envolve a produção em duas fábricas na Alemanha.
Assim como outras marcas premium, a Mercedes-Benz começa a evidenciar os esforços para se tornar uma marca exclusiva de carros elétricos até 2030 (ao menos nos mercados onde a mudança for possível), levando em conta as declarações recentes da montadora alemã.
Galeria: Mercedes EQE SUV (2023)
Peça-chave na eletrificação da linha, a fábrica alemã de Unterturkheim é responsável pela produção de motores e transmissões, bem como baterias e eixos para híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos da linha EQ, mas no futuro, também se encarregará dos componentes das unidades de propulsão elétrica, que serão produzidos em uma nova seção.
O primeiro carro elétrico 'puro' da família EQ é o Mercedes-Benz EQS, o modelo topo de linha e vitrine das tecnologias mais recentes da montadora alemã. Antes dele, a Mercedes-Benz já havia iniciado a eletrificação com o SUV médio EQC, baseado no GLC a combustão.
Na sequência veio o sedã elétrico EQE, um elétrico dedicado, assim como o irmão maior EQS. A montadora alemã também lançou os modelos EQA e EQB, os SUVs elétricos que compartilham elementos com os 'primos' à combustão GLA e GLB, respectivamente.
Todos eles já foram lançados no Brasil e estão disponíveis na rede de concessionárias da Mercedes-Benz no país.
Recentemente, foi a vez da estreia dos modelos EQS SUV e EQE SUV, os utilitários esportivos baseados nos sedãs EQS e EQE, respectivamente. Ambos já estão confirmados para o nosso mercado, onde serão apresentados em 2023.
Para o futuro, a Mercedes-Benz continuará ampliando a sua linha global de veículos elétricos, incluindo a estreia dos caminhões elétricos da linha eActros, prevista para acontecer em 2024.
Nos carros de passeio, o destaque é o futuro sedã cupê elétrico de porte compacto/médio que será baseado no conceito Mercedes Vision EQXX. Recentemente, o protótipo conseguiu registrar alguns recordes, como percorrer 1.202 km sem carregar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
Neta Auto chega ao Brasil em meio a rumores sobre colapso na China
BYD Yuan Plus 2025: facelift traz novo design e mais equipamentos
EUA: lojas estão furiosas com a VW por modelo de vendas diretas
BYD Dolphin Mini 2025: facelift trará novo design e mais tecnologia
VW: dados de localização de 800.000 elétricos vazam na Europa