Todo mundo que conhece veículos elétricos sabe que temperaturas extremas e altas velocidades de recarga geralmente não combinam bem. Mas alguns proprietários de Tesla descobriram que podem enganar o sistema em dias quentes e ensolarados para obter um pouco mais de energia de uma estação de Supercharger e economizar alguns minutos durante uma sessão de recarga. E, acredite ou não, isso realmente parece funcionar. 

Com todas as notícias tristes sobre a Tesla ter cortado profundamente sua força de trabalho, incluindo a demissão de toda a equipe responsável pela rede Supercharger nos Estados Unidos, o ceticismo sobre a capacidade da empresa de manter os altos padrões de recarga está em alta. Mas vale a pena lembrar que as pessoas adoram esses carregadores por um motivo e, ei, esse truque diário pode fazer com que eles funcionem ainda melhor.

50.000ª estação Tesla Supercharger

O truque da toalha molhada já circula nos fóruns da Tesla e em outras comunidades on-line há alguns anos, mas com o verão do hemisfério norte chegando, achamos que seria uma boa ideia tornar essa pequena solução caseira mais conhecida.

Como o nome sugere, ela implica colocar um pedaço de pano úmido sobre a alça do cabo de carregamento. Isso é especialmente útil em um dia quente, quando o sol incide diretamente sobre o cabo, fazendo com que sua temperatura aumente. Em estações Supercharger V2 mais antigas que não têm cabos com resfriamento ativo, o cabo pode esquentar muito rapidamente.

Como resultado, o sensor que está dentro do cabo informa ao carregador para reduzir a velocidade de carregamento de modo que uma temperatura segura possa ser mantida. Mas ao colocar uma toalha molhada sobre o cabo, ele fica protegido da luz do sol e pode permanecer em uma temperatura mais baixa, facilitando assim uma taxa de carregamento mais alta.

Um proprietário de um Tesla documentou que colocar um pano úmido sobre a alça de carregamento "convenceu" o Supercharger V2 a aumentar a taxa de 60 kW para 95 kW durante um dia quente. Enquanto isso, nossos amigos do Out of Spec Studios conseguiram um resultado ainda melhor.

Eles se conectaram a um estado de carga de 2% e o Supercharger aumentou rapidamente para 147 kW, mas depois reduziu termicamente para apenas 58 kW quando o estado de carga atingiu 34%. Colocar um pano úmido em temperatura ambiente sobre a alça do cabo convenceu o stall a aumentar novamente para 119 kW.

 

Nos pontos V3 mais novos, esse truque não ajudará em nada em quase todos os veículos elétricos da Tesla, exceto no Cybertruck. A picape de estilo angular é o primeiro veículo da empresa a apresentar uma configuração de bateria de 800 volts (os outros têm um sistema de 400 V), mas todas as estações de Supercharger que estão atualmente on-line nos Estados Unidos não são capazes de fornecer 800 V.

Como resultado, a picape elétrica divide a bateria em duas unidades de 400 V, fazendo com que os Superchargers aumentem a taxa de corrente elétrica para mais de 700 amperes. Isso pode fazer com que até mesmo a alça do V3 com resfriamento ativo fique quente, e é por isso que o truque da toalha molhada só funciona para os proprietários de Cybertruck que vão às estações V3 para recarregar suas baterias.

 

Dito isso, o prolífico motorista Branden Flasch disse no X que notou uma ligeira melhora na curva de carregamento ao usar o truque da toalha em um Tesla Model S que estava conectado a um carregador rápido V3 DC, portanto, pode ser útil para outros proprietários de Tesla também.

 

No entanto, vale a pena observar que, seja qual for a versão do Supercharger, essa solução pouco ortodoxa não ajudará muito a melhorar a experiência de carregamento. A taxa de carregamento ainda diminuirá quando o estado da carga se aproximar de 100%, portanto, não é uma solução mágica.

 

Quanto às preocupações com a segurança que alguns proprietários levantaram nas discussões on-line que surgiram ao longo dos anos, isso não deve ser um grande problema. Para começar, os Superchargers da Tesla são mais do que capazes de funcionar com segurança quando chove, portanto, um pano úmido não deve causar nenhum dano. 

Além disso, os próprios carros podem monitorar a temperatura dos pinos de carregamento, portanto, mesmo que a alça do cabo de carregamento seja "enganada" para acreditar que está mais frio do que realmente está, o carro ainda instruirá o distribuidor a diminuir o fluxo de corrente para manter tudo seguro.

Com tudo isso dito, esse método não é reconhecido ou recomendado pela Tesla, portanto, os donos de carros elétricos devem usá-lo por sua própria conta e risco.