O fornecimento de energia interrompido, relacionado à seca e à onda de calor que castiga a China, afetou a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em algumas áreas do país. 

De acordo com a Bloomberg, a província de Sichuan experimenta a pior seca do país desde a década de 1960, o que a forçou a reduzir a geração de energia hidrelétrica. Por outro lado, uma onda de calor aumentou significativamente a demanda por eletricidade, principalmente ar condicionado. 

Agora, há várias notícias sobre fábricas paradas (incluindo a unidade de carros da Toyota e a fábrica de baterias da CATL). Além disso, algumas estações de carregamento de veículos elétricos foram desconectadas ou limitadas apenas para o uso de energia fora do pico.

A reportagem indica ainda que as estações de troca de baterias Tesla Superchargers e NIO foram afetadas nas cidades de Chengdu e Chongqing, o que definitivamente não é uma boa notícia para os motoristas de carros elétricos.

A NIO publicou alertas temporários para seus clientes de que algumas estações de troca de baterias estão fora de uso devido à "sobrecarga severa na rede sob as altas temperaturas persistentes". Vale lembrar que uma única estação de troca de bateria pode conter mais de 10 baterias, que são carregadas simultaneamente (o uso total de energia pode facilmente superar os 100 kW).

Já a Tesla, teria desligado ou limitado a saída em mais de uma dúzia de estações de Supercharging em Chengdu e Chongqing, deixando apenas duas estações para uso e apenas à noite. Carregadores rápidos requerem ainda mais energia do que as estações de troca de bateria. No caso do carregador V3 Supercharging, são 250 kW, enquanto as maiores estações com dezenas de pontos usam até vários megawatts. São cargas sérias para a rede, comparáveis a uma grande fábrica ou um trem.

Os provedores de serviços de energia elétrica também estão enfrentando problemas, o que nos lembra que os países ao redor do mundo devem aumentar os gastos não apenas com a infraestrutura de carregamento, mas também com usinas, linhas de energia e sistemas de armazenamento de energia.

Caso contrário, em períodos de pico de demanda e oferta limitada, os motoristas de carros elétricos podem ser fortemente afetados. É hora de começar a se preparar, antes que a participação da EVs na frota global de veículos aumente de 1% ou 2% para 20%, 50%, ou mais.