Com mais de 12 milhões de habitantes e gigantesca frota de veículos eletrificados, Shenzhen acaba de alcançar importante feito em termos de infraestrutura elétrica na China. A cidade, localizada na região sudeste, é a primeira do país a ter mais pontos de recarga rápida do que bombas de gasolina. O marco é bastante representativo e reflete a velocidade de transição do mercado chinês em direção à eletrificação completa.

O status alcançado agora é reflexo de políticas de infraestrutura que vêm sendo implementadas há anos. Em 2017, por exemplo, Shenzhen eletrificou completamente sua frota de ônibus e colocou para circular mais de 16 mil ônibus EVs. Em 2019, a estratégia foi novamente aplicada e a cidade eletrificou totalmente sua frota de táxis.

tesla Supercharger a Shenzhen

De acordo com dados do Southern Power Grid Shenzhen Power Supply Bureau, o volume de carregamento de veículos elétricos de Shenzhen atingiu 670 milhões de quilowatts-hora no primeiro trimestre de 2024, o que representa aumento de 11% na comparação com o ano anterior. A cidade quer ser conhecida no mundo como “capital dos super carregadores” e planeja ampliar ainda mais o número de estações.

shell-recharge-estacao-recarga-china-_3_

Por lá, os carregadores fornecem 80% de carga em apenas 10 minutos. As estações estão estrategicamente localizadas em complexos comerciais, pontos de ônibus e parques industriais. Tamanho avanço, vale lembrar, também impõe desafios. Agora, o governo local atua cuidadosamente para não sobrecarregar a rede ou comprometer o funcionamento do sistema.

Shenzhen também é também por ser a cidade sede da BYD, atual líder de mercado na China e uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo. A presença de carros da marca no trânsito da cidade impressiona.