Primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz desenvolvido no Brasil, o Mercedes-Benz eO500U começou a ser entregue aos clientes. O lote de 50 unidades será destinado a três empresas de transporte que operam em São Paulo (SP), com os veículos entrando em operação no início de 2024.

Durante a apresentação do ônibus elétrico em uma visita à fábrica de de São Bernardo do Campo (SP), onde o modelo é produzido, a Mercedes-Benz destacou sua linha de produção flexível, onde ônibus a combustão e elétricos podem ser montados lado a lado - isso permite ampliar a fabricação de forma rápida, caso haja aumento da demanda. 

Mercedes-Benz onibus eletrico (10)

E falando em demanda, a Mercedes-Benz destaca que a cidade de São Paulo tem o plano mais robusto de aquisição de ônibus elétricos do país. No entanto, há desafios como a ampliação da infraestrutura energética, principalmente nas garagens grandes e com vários ônibus para recarregar ao mesmo tempo. Para além da capital paulista, a empresa alemã informa que há diversas cidades de médio e grande porte espalhadas no país com interesse nos ônibus elétricos. 

Segundo Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing, a popularização dos ônibus elétricos tem que se apoiar em políticas públicas bem elaboradas, que levem em conta as prioridades dos munícipios, sem descuidar do plano de descarbonização. Nesse sentido, o governo deveria avançar em medidas como apoio à renovação da frota e financiamento para a aquisição de novos veículos, mais limpos. 

Galeria: Mercedes-Benz eO500U

Como o custo de aquisição do ônibus elétrico é bem maior (até 3 vezes mais caro que um equivalente a diesel), os incentivos são peça-chave para a substituição da frota, com subsídio e financiamento. Por outro lado, o custo operacional é mais baixo, cerca de um terço do valor no caso do consumo de energia/combustível.

Desenvolvido no Brasil e peça importante na estratégia global de eletrificação da empresa, o Mercedes-Benz eO500U também será exportado para países da América Latina e outras regiões do globo, como Oriente Médio, Ásia e África.