Em meio ao avanço dos modelos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) no Brasil em 2022, que responderam por 18.806 emplacamentos, com 0,9% de participação do total de automóveis e comerciais leves realizados no país no período, a ABVE prevê a continuidade desse crescimento em 2023.
Nesse segmento de veículos que vão 'na tomada', os carros elétricos a bateria (BEV) tem aumentado de forma consistente sua participação no mercado automotivo. No ano passado, foram 8.458 emplacamentos de modelos zero emissão, um crescimento de 197% em relação a 2021, quando foram vendidas 2.851 unidades, ou ainda 956% em relação a 2020 (801 unidades).
A participação dos carros elétricos dentro dos modelos eletrificados vem ganhando peso rapidamente. Em 2020, os veículos 100% elétricos representavam 4% do total de eletrificados (801, sobre 19.745). Em 2021, essa participação pulou para 8% (2.851, sobre 34.990). E em 2022 atingiu a participação recorde de 17% (8.458, sobre 49.245) – mais que o dobro do ano anterior.
Evolução das vendas de carros elétricos a bateria no Brasil (2010-2022):
2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851
2022: 8.458
Total: 13.294
O levantamento da ABVE traz ainda outros dados interessantes:
Os carros elétricos a bateria em circulação no Brasil já correspondem a 10,5% do total da frota eletrificada no país até dezembro de 2022 (126.504 veículos). Além disso, a participação dos modelos BEV no total de eletrificados mais que dobrou em 18 meses.
Ranking dos veículos elétricos (BEV) mais vendidos no Brasil em 2022:
Posição | Modelo | Vendas |
1 | Volvo XC40 | 1.770 |
2 | Caoa Chery iCar | 782 |
3 | JAC e-JS1 | 609 |
4 | Renault Kwid E-Tech | 594 |
5 | Volvo C40 | 584 |
6 | Audi e-Tron | 424 |
7 | Renault Kangoo | 400 |
8 | Mini Cooper SE | 384 |
9 | Nissan Leaf | 347 |
10 | Citroën e-Jumpy | 244 |
11 | Porsche Taycan | 241 |
12 | JAC e-JS4 | 233 |
13 | Peugeot e-Expert | 216 |
14 | BMW iX | 211 |
15 | Renault Zoe | 203 |
16 | Fiat 500e | 201 |
17 | BYD Tan | 176 |
18 | BMW i3 | 157 |
19 | BMW iX3 | 148 |
20 | Audi e-Tron GT | 50 |
21 | Peugeot e-2008 | 41 |
22 | BYD eT3 | 37 |
23 | Peugeot e-208 | 32 |
24 | Tesla Model Y | 30 |
25 | Jaguar I-Pace | 27 |
26 | Tesla Model S | 25 |
27 | BMW i4 | 23 |
28 | JAC iEV750 | 22 |
29 | BYD D1 | 19 |
Tesla Model 3 | 19 | |
30 | Mercedes EQC300 | 17 |
Fonte: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul