A StoreDot está desenvolvendo as chamadas 'baterias do futuro', com a promessa de que elas não apenas carregarão de forma surpreendentemente rápida, mas também terão alta densidade de energia, incrível longevidade e viabilidade comercial. As células de bateria Extreme Fast-Charging (XFC) da empresa estão agora sendo usadas e testadas por mais de 15 marcas automotivas globais.
As baterias XFC da StoreDot podem parecer mais um avanço de bateria que não vai se concretizar, ou um que levará muitos anos para ser aplicável em veículos elétricos de passageiros. No entanto, como relatamos anteriormente, a tecnologia da bateria já foi testada por terceiros e funciona comprovadamente conforme anunciado.
Muitos avanços de baterias foram submetidos a testes bem-sucedidos de terceiros, e esse é até o caso de algumas baterias de estado sólido, embora não se espere que elas cheguem ao mercado por muitos anos. No entanto, neste caso, após os testes de terceiros, a StoreDot está procurando ativamente possíveis parcerias este ano, já tem mais de 15 montadoras concorrentes a bordo com testes. Se tudo correr como planejado, a StoreDot produzirá em série as células para uso em veículos elétricos no próximo ano (2024).
De acordo com o site Green Car Congress, os fabricantes automotivos que testam as baterias XFC da StoreDot são empresas líderes fora dos EUA, Ásia e Europa. Os primeiros testes já confirmam que as baterias podem aceitar energia suficiente em apenas cinco minutos para fornecer 160 km de autonomia.
A StoreDot também garantiu que as células da bolsa podem lidar com 1.000 sessões de carregamento extremamente rápido sem degradação da bateria. Nos testes iniciais de terceiros, foi confirmado que as baterias XFC EV da StoreDot também lideram o setor em densidade de energia, com 300 Wh/kg.
Com base nas informações do roteiro futuro da StoreDot, este é apenas o começo. Embora já tenha sido provado que as células de bateria de veículos elétricos podem aceitar energia suficiente em cinco minutos para 160 km de viagem, a empresa reduzirá isso para três minutos até 2028 e dois minutos até 2032.
A StoreDot já recebeu investimentos de vários fabricantes automotivos globais de peso, como Volvo, Daimler, Polestar, VinFast e Ola Electric.
Fonte: Green Car Congress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil