Com o aumento das vendas de carros elétricos, surgem novas demandas para melhorar o desempenho, consumo e eficiência dos veículos. Nesse ponto, um componente cada vez mais requisitado é o pneu, que ganha mais atenção dos fabricantes e novas tecnologias para desempenhar um papel efetivo.
A Pirelli, que já desenvolve pneus específicos para carros elétricos, anuncia que o Pirelli P Zero Elect foi selecionado pela BMW M para equipar o novo BMW i4 M50, o primeiro carro totalmente elétrico desenvolvido pela divisão de alto desempenho da marca alemã, que se junta aos outros modelos da linha M no que se refere a pneus de série sob medida.
Lançado no Brasil recentemente, o BMW i4 M50 está equipado com dois motores elétricos que acionam as quatro rodas, dando ao carro uma potência total de 544 cv (400 kW), com aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Para lidar com o alto desempenho do sedã elétrico esportivo e atender às demandas exclusivas comuns a todos os veículos elétricos, a Pirelli desenvolveu pneus P Zero com tecnologia Elect, que podem ser reconhecidos a partir de marcações específicas na parede lateral.
Como identificação, a estrela que identifica todos os pneus de equipamento original BMW sob medida, o logotipo Elect também indica que o pneu foi especialmente desenvolvido para complementar as características dos veículos elétricos, e também modelos híbridos plug-in.
Entre outras características, esse tipo de veículo se destaca propulsão silenciosa, alto desempenho, aceleração e retomadas mais rápidos, graças ao torque instantâneo. Os carros elétricos também são pesados que os seus equivalentes com motor a combustão, o que requer uma configuração específica.
A Pirelli informa que a estrutura do pneu Elect foi reforçada para apoiar o carro e oferecer o máximo desempenho, mesmo durante a condução em modo esportivo. O composto especial de alta aderência também foi projetado para garantir uma dirigibilidade mais precisa e eficiente.
A banda de rodagem dos pneus Elect é otimizada para os recursos e performance de veículos elétricos. Um desempenho maior de segurança graças ao aumento de +3,5% no contato com asfalto na comparação com um pneu Pirelli P Zero 'não Elect' e uma melhor distribuição das pressões.
Além disso, os pneus dessa linha são desenvolvidos para ter uma maior durabilidade. Os veículos elétricos geram tensões mais fortes no desgaste dos pneus e design eco-safety (segurança ecológica) da Pirelli permitiu o desenvolvimento de pneus de alto desempenho, capazes de gerenciar as características dos veículos elétricos, mantendo a alta quilometragem.
Fonte: Pirelli
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028