Pneus que tornam os carros elétricos mais eficientes e ampliam a autonomia têm cada vez mais a atenção dos fabricantes

Com o avanço dos carros elétricos e híbridos plug-in no mercado surgem novas demandas para melhorar o consumo e a eficiência desses veículos e um item fundamental são os pneus, que cada vez mais recebem a atenção dos fabricantes. 

É o caso da Pirelli, que há 10 anos lançava sua linha de pneus verdes por aqui, atualmente chamada de Eco-Safety Performance. Hoje, a empresa já registra a marca de 44 milhões de pneus dessa linha vendidos no Brasil.

Galeria: Pirelli Elect

Estima-se que dez bilhões de litros de combustível foram economizados no período, o que corresponde a algo em torno de 23 bilhões de kg de CO2 a menos na atmosfera. Uma economia que seria equivalente, por exemplo, a poluição de uma cidade de 100 mil habitantes em um ano.

Se diferenciando dos pneus convencionais em sua concepção, estrutura e banda de rodagem, os pneus verdes cumprem seu papel ambiental ao fazer o carro consumir menos combustível e, consequentemente, poluir menos (no caso dos híbridos plug-in). No caso dos elétricos a vantagem fica por conta do menor consumo de energia, o que favorece o aumento da autonomia. 

Pirelli Scorpion para a Rivian

Considerando a demanda global cada vez maior por pneus ecológicos, a Pirelli vai ampliar a produção dos pneus Eco & Safety Performance nos próximos anos. Em 2020, 58% dos pneus eram desse tipo e para 2025 a estimativa é de que eles respondam por 66% das vendas totais.

E com o avanço nas vendas de carros elétricos, esses 'pneus verdes' têm que ser ainda mais eficazes e atender e requisitos como serem silenciosos, com ótima aderência e terem desempenho excepcional, dada a maior potência e torque desse tipo de veículo, sem contar a maior eficiência nas frenagens por conta do maior peso dos carros a bateria. 

Para atender ao segmento, a Pirelli lançou recentemente linha de pneus 'Elect', exclusivamente para veículos elétricos. Eles já equipam o novo Porsche Taycan e também estarão presentes em uma versão específica criada para a picape elétrica Rivian R1T, que chegará ao mercado neste ano. 

Pista de testes

No Brasil, a Pirelli também lançou um novo complexo multipistas de testes. Trata-se da maior pista de testes desse segmento na América Latina e está localizada na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo. No local, são realizados testes diários para evolução do pneu, incluindo os novos pneus da linha Green Performance.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Pirelli cria para pneus especiais para a Rivian