Audi Activesphere é conceito com estilo SUV-cupê que pode virar picape
Modelo transforma parte traseira em caçamba ao toque de um botão, com espaço suficiente para levar bicicletas
Em agosto do ano passado a Audi tinha revelado um teaser do seu novo conceito Activesphere, modelo que aparentemente trazia visual apenas de SUV-cupê. Mas agora a marca das quatro argolas revelou o protótipo por completo, que conta até com um sistema que pode transformar a parte traseira em uma área de carga, o deixando com uma solução bem próxima de uma picape.
O novo Audi Activesphere é o quarto conceito da linha Sphere apresentado pela marca alemã, que já revelou anteriormente o esportivo grand tourer Skysphere Roadster em agosto de 2021, o grande sedã Grandsphere um mês depois e a Urbansphere Concept, protótipo de minivan revelada em abril do ano passado. A linha Sphere tem como ideia carros elétricos e com possibilidade de dirigir de forma 100% autônoma, e agora a fabricante traz uma proposta para o mundo mais aventureiro. No caso do Activesphere, seu desenvolvimento foi feito pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA).
Feito com base na plataforma PPE, base feita numa parceria entre Audi e Porsche, o conceito Activesphere trouxe esse sistema modular para a produção em série. Além disso, os primeiros carros de produção da Audi com essa plataforma serão apresentados antes do final de 2023. Falando do coração do SUV-cupê, ele vem equipado com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro da tração nas quatro rodas, cuja potência chega a 325 kW (442 cv) e 73,42 kgfm de torque.
Equipado com bateria de 100 kWh, o utilitário tem autonomia declara de mais de 600 km e pode ser recarregado em pontos de recarga de até 270 Kw. Segundo a Audi, a bateria carrega ainda de 5% a 80% em apenas 25 minutos, fora que uma recarga de somente 10 minutos é o suficiente para o SUV-cupê rodar por mais 300 km.
Com porte grande, o novo SUV-cupê conta com 4,98 metros de comprimento, enquanto a largura fica em 2,07 m e a altura em 1,60 m. Como você pode notar, o utilitário conta com balanços dianteiro e traseiro mais curtos, o que de quebra acaba favorecendo a distância entre-eixos, que é de nada menos do que 2,97 metros. Chamam a atenção as enormes rodas de 22 polegadas calçadas com pneus 285/55, que contam com um sistema “dinâmico”: quando o SUV é usado em trajetos off-road, as rodas se abrem para otimizar ventilação, enquanto que em uso na estrada elas se fecham para favorecer a aerodinâmica.
A marca garante que o SUV-cupê pode ter sua carroceria elevada em 40 milímetros a partir da altura básica de 208 milímetros, ou mesmo rebaixado em 40 milímetros para ser dirigido em estradas, isso tudo graças ao seu sistema de suspensão a ar. A Audi afirma que o Activesphere é o primeiro carro Sportback da marca com parte técnica inspirada nos carros das versões Allroad, que até foi vendida no Brasil como A6 Avant Allroad.
Com proposta chamada de “arquitetura traseira variável”, o novo Activesphere traz um vidro traseiro deslizante alinhado ao teto, o que reforça seu visual de SUV-cupê. Mas aqui ele desliza acima do teto para abrir espaço para um compartimento que faz o papel de caçamba, que é ampliada pela tampa traseira vertical que dobra horizontalmente, sendo o suficiente para transportar bicicletas. Vale lembrar que, quando o SUV-cupê se transforma temporariamente em picape ao toque de um botão, um painel motorizado sai da parte traseira dos bancos traseiros para isolar a cabine.
O design segue o formato do que já vimos nos outros modelos da família, com uma releitura da grade Singleframe, mas que aqui é feita com um vidro transparente (presente nas laterais também), o que segundo Audi ajuda os ocupantes a terem uma visão livre de obstáculos lá na cabine. Sim, é possível ter visão da frente do carro por meio da grade. O Activesphere traz ainda faróis bem estreitos e para-choque com aberturas verticais nas extremidades, com a parte central trazendo vários retângulos em relevo que fazem o papel de proteger a parte inferior da carroceria, assim como as laterais. Atrás, destaque para a lanterna inteiriça em microLEDs.
Como vem sendo padrão na família Sphere, o interior é minimalista e traz quatro bancos individuais. O painel também tem visual limpo e o volante tem visual achatado, com ambos podendo ser recolhidos no modo 100% autônomo do protótipo. Interessante ainda os recursos de realidade aumentada, “onde o mundo real é sobreposto com conteúdo virtual”, segundo a Audi. Chamada também de realidade mista, o recurso pode mostrar conteúdo virtual com referência espacial ao mundo real em três dimensões. Por exemplo, o controle do ar condicionado fica na frente da saída de ar, o painel interativo de entretenimento e som fica instalado sobre o alto-falante.
Galeria: Audi Activesphere Concept 2023
Ainda não é possível afirmar que o novo Activesphere será lançado como está agora, mas é inevitável dizer que seu desenho deverá servir de inspiração para os próximos SUVs Audi e-tron ou quem sabe uma inédita picape elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris