page ad skin

Carro elétrico de R$ 25 mil chega a 1 milhão de unidades vendidas

Pensado para as cidades, Wuling Mini EV quebrou o paradigma dos carros elétricos urbanos

wulling mini ev (2)

O Wulling Mini EV superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento, em julho de 2020. O micro carro elétrico produzido pela joint venture SAIC-GM-Wulling se revelou um sucesso absoluto na China, se destacando, entre outras coisas, pelo preço acessível, versatilidade e baixo consumo de energia. 

De acordo com os dados divulgados pela imprensa chinesa, o Wuling Mini EV teve 554.067 unidades vendidas em 2022, um aumento de 30% na comparação ano a ano. O carro elétrico urbano foi responsável por 9,5% de todos os emplacamentos de veículos elétricos na China durante o ano passado, ficando em primeiro lugar.

Galeria: Wuling Mini EV GameBoy Edition

Considerando apenas o segmento de micro carros elétricos, o Wuling representa mais de 50% do mercado chinês. Os maiores concorrentes da Wuling são a Chery e a Changan, que representam mais de 30% do segmento com seus modelos que foram lançados posteriormente. 

Modelo Preço Emplacamentos em 2022
Wuling Mini EV 32800~99900 RMB (R$ 24.800 a R$ 75.700) 554.067
Chery QQ Ice Cream 39900~57500 RMB (R$ 30.200 a R$ 43.600) 96.539
Chery Ant 79900~103000 RMB (R$ 60.600 a R$ 78.200) 95.669
Changan E-star 78900~84900 RMB (R$ 59.800 a R$ 64.300) 94.996
Changan Lumin 48900~63900 RMB (R$  37.100 a R$ 48.400) 70.267

Classificado com um micro carro elétrico para 4 ocupantes, o Wuling Mini EV é vendido na China em quatro versões: básica, Macaron, Gameboy e uma variante conversível. A faixa de preço é de 32.800 – 99.900 RMB, o equivalente a R$ 24.800 - R$ 75.700 em uma conversão direta, sendo que as versões Basic e Macaron representam mais de 90% das vendas totais.

MINI EV Macaron - exterior

MINI EV Macaron

Medindo apenas 2,92 metros de comprimento e com 1,94 metro de distância entre-eixos, o Wuling Mini EV é extremamente prático durante as manobras, graças ao diâmetro de giro de apenas 4,2 metros e as rodas de 12 polegadas. Além disso, o banco traseiro pode ser rebatido para um total de 741 litros de capacidade de bagagens. 

São duas opções de motorização, sempre com um motor elétrico dianteiro, que pode ser de 27 cv ou 41 cv e 11,2 kgfm de torque na versão Gameboy. O microcarro elétrico é oferecido com dois tipos de baterias: NMC ou LFP, com alcance entre 120 e 300 km (CLTC), variado conforme a combinação bateria/motor.

Após a chegada do Wuling Mini EV ao mercado chinês, diversos concorrentes se apressaram em lançar modelos similares, como o Chery QQ Ice Cream, entre muitos outros. Você acha que o segmento de micro carros poderia vingar no Brasil e ajudar a popularizar os carros elétricos por aqui? 

Fonte: CarNewsChina