page ad skin

GM celebra 20 anos de parceria em projeto de conservação da Mata Atlântica

São duas décadas atuando ao lado da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

general-motors-celebra-20-anos-de-parceria-com-spvs-em-projeto-de-conservação-da-mata-atlântica (1)

A GM celebra mais de 20 anos de parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) enquanto realiza o evento de lançamento da Nova Montana para jornalistas e influenciadores em área de conservação na Mata Atlântica no litoral norte do Paraná.

A Reserva Natural Guaricica, área apoiada pela GM, faz parte do circuito do test-drive da nova picape Chevrolet e reforça que o compromisso da empresa com a sustentabilidade vai além de seus produtos e operações, englobando também o trabalho junto às comunidades nas quais está inserida. O apoio da GM às iniciativas de conservação e preservação da biodiversidade acompanha a visão de futuro sustentável da companhia, que prevê um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.

Em 1999, a GM realizou um aporte financeiro no valor de US$ 10 milhões para promover a criação, estruturação e manutenção da Reserva Natural Guaricica, que faz parte da área da SPVS, tem um total de 8.677 hectares e fica no município de Antonina (PR). O compromisso tinha como objetivo realizar a restauração de áreas degradadas da Mata Atlântica, protegê-las, e contribuir com a diminuição dos níveis de gases poluentes na atmosfera. 

“Temos muito orgulho de contribuir com a conservação de um importante bioma brasileiro por mais de 20 anos. A parceria com a SPVS e a manutenção da Reserva da Guaricica representa o quanto a sustentabilidade norteia as ações da empresa há anos. Na visão de futuro da GM, sabemos que nenhum de nós atua de forma isolada e o que acontece em qualquer bioma importa para qualquer um que acredita em um planeta melhor e mais sustentável. Estamos engajados nesse propósito e entendemos a dimensão e a importância de cada um desses biomas para todo o Brasil e o mundo” afirma, Fabio Rua, VP de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM.

Com suas fábricas inseridas em regiões de Mata Atlântica, 100% das unidades da GM no país possuem a certificação do Wildlife Habitat Council (WHC), que atesta a sustentabilidade das operações, o engajamento com educação ambiental e o aprimoramento da biodiversidade nas propriedades corporativas.

A Reserva Natural Guaricica se encontra na parte central do maior contínuo bem conservado do Bioma Mata Atlântica do mundo, num total aproximado de 2,7 milhões de hectares, onde ainda ocorrem populações de espécies topo de cadeia, como a onça-pintada.

Este contínuo abrange 60 municípios na região Costeira e da Serra do Mar dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, palco da iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica, uma proposta de desenvolvimento econômico e social, baseado na manutenção de áreas naturais bem conservadas (www.grandereservamataatlantica.org). A SPVS mantem outras duas Reservas Naturais na mesma região, nos municípios de Antonina e Guaraqueçaba, que receberam o apoio das empresas Chevron e American Eletric Power, totalizando 19.300 ha.

Em 2022, a GM também passou a investir diretamente no Felinos Pantaneiros, projeto de conservação da biodiversidade do Pantanal liderado pelo Instituto do Homem Pantaneiro em Corumbá (MS). A companhia entregou duas picapes Chevrolet S10 Z71 e realizou um aporte financeiro que custeará atividades científicas e de educação ambiental do projeto. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão nos dois primeiros anos de parceria, incluindo investimentos diretos e a cessão das duas picapes que garantem o acesso às regiões pantaneiras mais remotas.

Fonte: GM