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Grupo Volkswagen já instalou mais de 15.000 carregadores rápidos pelo mundo

Até o final deste ano, espera-se que o número atinja 25.000 nos três mercados principais: Europa, América do Norte e China

Ponto de recarga ultrarrápida Ewiva VW e Enel X

O Grupo Volkswagen anunciou que, juntamente com seus parceiros, já instalou mais de 15.000 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos com potência de até 350 kW em todo o mundo, sendo que outras 10.000 estações serão adicionadas até o final do ano.

O grupo automotivo confirma que em 2025 pretende ter 45 mil pontos de carregamento ativos. O CEO da marca VW, Thomas Schäfer declarou o seguinte: "não apenas uma pré-condição para a mobilidade elétrica, mas também uma área de negócios estratégica de alto potencial do futuro". Isto indica o interesse em investimentos significativos na infraestrutura de carregamento.

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Veja abaixo como ficará a distribuição da rede de recarga:

  • Europa: 18.000
  • América do Norte: 10.000
  • China: 17.000
  • Total: 45.000 até 2025 (meta anunciada no Power Day 2021)

Em 2021, o então CEO da VW, Herbert Diess, anunciou no VW Power Day que queria construir uma rede de carregamento rápido com parceiros, que (ao contrário da Tesla com seus Superchargers) estivesse sempre disponível para veículos de todas as marcas.

Ponto de recarga ultrarrápida Ewiva VW e Enel X

Para cada mercado em particular, o Grupo Volkswagen firmou diferentes parcerias, seja por meio de subsidiárias ou joint ventures:

  • na Europa:
    - Ionity, uma joint venture entre o Grupo Volkswagen (Audi, Volkswagen, Porsche), BMW, Mercedes-Benz, Ford, mais tarde unida também pelo Hyundai Motor Group
    - Ewiva (anunciada em 2022), uma joint venture na Itália com a Enel X Way, membro do Grupo
    - Enel - parceria com a BP (para instalar cerca de 8.000 pontos de carregamento rápido em toda a Europa, incluindo as estações de carregamento rápido Flexpole da Volkswagen Components)
    - parceria com a Iberdrola (principais artérias de tráfego na Espanha)
  • na América do Norte:
    - Electrify America (e Electrify Canada), uma subsidiária criada como consequência do Dieselgate do Grupo Volkswagen
  • na China:
    - CAMS, uma joint venture com JAC, FAW e Star Charge
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Mas e o Brasil?

Em novembro de 2021, Volkswagen, Raízen e Shell anunciaram uma parceria para acelerar a redução de emissões do segmento automotivo por meio de incentivos ao etanol, carros elétricos, híbridos e flex, além da instalação de estações de recarga e fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da VW no Brasil.

Mas falando especificamente da infraestrutura de carregamento, ainda não há algo específico da Volkswagen, que sequer chegou a lançar seu primeiro carro elétrico no país. No entanto, outra marca do grupo, a Porsche, já possui uma rede estabelecida de carregadores públicos (parte deles com recarga rápida) espalhados em pontos estratégicos nas cidades e também em rodovias, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. 

Em outra frente, a rede Shell Recharge começa a ganhar corpo com a instalação de novos pontos de recarga rápida em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e rodovias que saem da capital paulista. A promessa é operar 35 pontos de recarga no país até o fim do primeiro trimestre de 2023 - o custo da recarga é de R$ 1,95 por kWh, ou 2,10 por kWh nos carregadores ultrarrápidos.

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