A Zarp Localiza e Mobilize, divisão de mobilidade e serviços conectada da Renault, anunciam, dentro do intitulado maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina voltado para motoristas de aplicativo, a entrega de dois lounges de carregamento de carros elétricos em São Paulo (SP). 

Essa iniciativa tem como objetivo oferecer um ecossistema de soluções para os motoristas e envolve, além da Zarp, a Uber, Carrefour Property, Mobilize e Raízen (licenciada da marca Shell no Brasil) e Tupinambá. 

O InsideEVs Brasil esteve na inauguração do primeiro lounge, que é um espaço localizado dentro do estacionamento do Carrefour Giovanni Gronchi. Na sequência, a parceria também anunciou o segundo lounge, que fica no Carrefour Imigrantes, ambos na capital paulista.  

Galeria: Zarp Localiza - lounge com ponto de recarga

Cada lounge possui dois pontos de carregamento com 30 kW de potência DC, poltronas para descanso, tomadas para carregar o celular e wi-fi. Para os motoristas clientes do Zarp Localiza do projeto a recarga é gratuita, mas qualquer dono de carro elétrico poderá carregar no local, com pagamento médio de R$ 1,90/KWh por meio do aplicativo da Tupinambá.

O projeto piloto foi lançado em setembro de 2022 e já disponibilizou 80 unidades do Renault Kwid E-Tech para os motoristas de Uber rodarem pelas ruas da capital paulista. 

“A partir dessa parceria com grandes players do ecossistema de mobilidade, vamos conseguir avaliar o desempenho do carro a partir de quem o usa intensamente e gera mais emissão de GEE - os motoristas de aplicativo.

Nossa proposta é beneficiar o meio ambiente, o motorista (que tem oportunidade de aumentar sua renda) e a sociedade. Com a entrega desse lounge, ampliamos as oportunidades para os clientes Zarp que poderão fazer a recarga em um ambiente confortável e com oferta de benefícios para facilitar a rotina”, explica Rodrigo Bastos, diretor de Zarp Localiza.  

zarp localiza estacao recarga motoristas aplicativo (2)

Presente no evento, Rodrigo Bastos enfatizou que a parceria entre as empresas e o aproveitamento da expertise de cada uma delas é o melhor meio para explorar os desafios da transição energética. O executivo também destacou que os resultados desse projeto servirão de aprendizado para a mobilidade elétrica

Juntas, as empresas parceiras vão contribuir para trabalhar os três pilares do ESG. No Ambiental a iniciativa vai contribuir para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de carros que rodam nas cidades brasileiras. No Social, deve impactar a vida dos clientes motoristas de aplicativo maximizando seus ganhos, além de dar acesso a um carro de alta tecnologia embarcada, a um custo mais competitivo.  

Graças ao uso intenso dos carros elétricos pelos motoristas de aplicativo, o projeto vai gerar uma série de informações valiosas para os empresas e a sociedade entenderem como o carro elétrico afeta a cidade, assim, será possível qualificar processos e ser mais assertivos nas tomadas de decisão em relação ao tema. Dessa forma a Governança das empresas envolvidas no projeto também será impactada.

Zarp Localiza estacao recarga motoristas aplicativo (4)

Infraestrutura de recarga

Como parceira deste projeto, a Raízen, por meio do programa Shell Recharge, também se vale da experiência para aprimorar seus dados e poder planejar melhor a expansão da infraestrutura de carregamento.

No caso específico dos lounges da Zarp Localiza, os carregadores de 30 kW DC se mostram uma solução interessante para as cidades, uma vez que permitem um melhor aproveitamento da capacidade de recarga dos carros elétricos, que são limitados, em sua maioria, a 7 kW ou 11 kW de potência em corrente alternada (AC).

“Devido ao nosso propósito de redefinir o futuro da energia no país e liderar a transição energética, ampliamos nossos planos e o programa Shell Recharge no Brasil. É mais do que uma honra para a Raízen fazer parte de um projeto que vai fomentar um ecossistema de impacto socioambiental e compreender a fundo a influência da eletromobilidade na cidade de São Paulo, contribuindo para a descarbonização do setor automotivo”, comenta Ana Paula Kira, Gerente de Eletromobilidade da Raízen.

No evento, Ana Paula também confirmou que a rede convencional Shell Recharge começará a receber novos pontos de recarga rápida nos próximos meses. 

Fotos: Autor e divulgação