A Tesla terminou 2022 com incentivos consideráveis em muitos mercados, incluindo os EUA, a China e a Europa. Surpreendentemente, começou 2023 com promoções ainda maiores, reduzindo os preços em toda a sua linha nos EUA, com alguns cortes chegando a 20%. Recentemente, soubemos que a Ford está seguindo o exemplo, mas o Grupo Volkswagen supostamente não tem planos de entrar nessa 'guerra'.
O Tesla Model Y – um dos veículos elétricos mais vendidos do mundo e um dos modelos mais vendidos entre todos os carros – agora pode ser adquirido por mais de US$ 20.000 a menos se você tiver acesso ao renovado crédito fiscal federal de EV dos EUA.
O Model Y partia de US$ 65.990 antes dos cortes de preços, e a Tesla baixou o valor para chocantes US$ 52.990, mais tarde elevando-o para US$ 53.490. Agora é elegível para um crédito fiscal de US$ 7.500 nos EUA, o que o torna US$ 20.000 mais barato do que era há apenas algumas semanas.
A Volkswagen vende o SUV elétrico ID.4 em diversos mercados, que é um rival direto do Model Y. O ID.4 tem um preço inicial de cerca de US$ 40.000 nos EUA, cerca de US$ 26.000 a menos que o Model Y antes dos preços atualizados da Tesla, e ainda custa US$ 13.500 mais barato mesmo após os cortes, mas o SUV elétrico não está vendendo tão bem quanto o Model Y.
O Grupo Volkswagen vende uma série de veículos elétricos em todo o mundo sob várias marcas. De fato, graças ao seu enorme guarda-chuva, grande pegada de produção e impulso com os carros elétricos, o grupo é um dos poucos fabricantes que pretende superar a Tesla como líder global de veículos elétricos no futuro próximo.
Com tudo isso dito, o CEO do Grupo VW, Oliver Blume, disse a um jornal alemão que a empresa não tem planos de reduzir seus preços para seguir o exemplo da Tesla. De acordo com o Automotive News, Blume disse:
"Temos uma estratégia de preços clara e estamos nos concentrando na confiabilidade. Confiamos na força dos nossos produtos e marcas."
A fim de avançar e se tornar um líder global em veículos elétricos que possam realmente desafiar a Tesla, o Grupo Volkswagen terá que crescer enquanto permanece lucrativo, acrescentou Blume. Se as marcas do grupo baixarem fortemente os valores dos carros elétricos, elas provavelmente perderão dinheiro como parte da batalha de preços. Além disso, já foi provado em muitos mercados que, mesmo que um VW elétrico seja menos caro, as vendas da Tesla são mais bem-sucedidas.
Independentemente das reduções rápidas e significativas da Tesla, algumas marcas podem simplesmente não ser capazes de entrar em uma guerra de preços. A Renault também não tem planos de reduzir os preços, embora mencione o valor residual e a estabilidade como suas razões para se manter firme. O executivo principal da marca, Fabrice Cambolive, compartilhou com a Automobilwoche:
"Se você reduzir os preços de venda em 10% ou mais dentro de uma semana, isso pesa sobre os valores residuais e prejudica os clientes existentes. O que conta para nós é a estabilidade. Mas é previsível que os preços dos veículos elétricos estejam sob escrutínio."
A Porsche, que faz parte do Grupo VW, pode aumentar seus preços em até 6%. No entanto, um porta-voz da empresa observou que as mudanças de preços normalmente ocorrem no início de um novo ano modelo, que é uma regra não escrita que a Tesla claramente não segue.
Fonte: Automotive News
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