A CEO da General Motors, Mary Barra, está reafirmando o objetivo de ultrapassar a Tesla nas vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos até meados desta década.

Em uma nova entrevista à Associated Press, a executiva disse estar confiante de que a GM pode desbancar a Tesla com veículos especiais de preço mais alto e carros elétricos de longo alcance a preços que as pessoas podem pagar.

A meta da GM continua muito ambiciosa, visto que a montadora vendeu apenas 25.000 veículos elétricos nos EUA no ano passado, menos de um décimo dos cerca de 325.000 emplacados pela Tesla. E os números deste ano não parecem melhores na esteira do recall do Bolt EV/EUV, com a GM vendendo cerca de 7.300 VEs no segundo trimestre nos EUA, incluindo picapes GMC Hummer EV e vans comerciais BrightDrop.

Para vencer a Tesla em apenas dois anos e meio, a GM terá que lutar não só contra o fabricante de veículos elétricos de Elon Musk, mas também a inflação crescente, o aumento das taxas de juros, os custos de matérias-primas crescentes e a escassez global de chips. 

Outro obstáculo que a GM terá que enfrentar é a relutância dos consumidores dos EUA em migrar para VEs, que só compõem cerca de 5% do mercado de veículos novos no país. Dito isto, Mary Barra continua confiante de que a General Motors pode se tornar a líder de vendas de veículos elétricos dos EUA em 2025.

"Para realmente chegar a 30, 40, 50% de VEs sendo vendidos, você tem que apelar para as pessoas que estão na faixa de preço de US$ 30.000 a US$ 35.000."

Mary Barra, CEO da GM

chevrolet equinoxx eletrico2

A montadora já cortou o preço inicial do Chevrolet Bolt para cerca de US$ 26.000 (R$ 140.000) e está planejando lançar o SUV elétrico Equinox EV por cerca de US$ 30.000 (R$ 162.000) no segundo semestre de 2023 e o Blazer EV de US$ 45.000 (R$ 244.000) em meados do ano que vem.

Estes veículos elétricos "acessíveis" se juntarão ao SUV elétrico de luxo Cadillac Lyriq, o Hummer EV nas variantes picape e SUV, e as próximas picapes elétricas Chevrolet Silverado EV e GMC Sierra Denali EV para enfrentar a Tesla.

Segundo Mary Barra, isso é apenas o começo, já que a GM planeja oferecer 30 veículos movidos a bateria em todo o mundo até 2025. "O que estamos preparando, está no coração do mercado", disse ela, sem dar detalhes.

A executiva acrescentou que a GM espera manter os preços relativamente baixos, apostando em avanços na química das células para reduzir os custos das baterias, compensando aumentos maciços de preços para lítio e outros elementos-chave das baterias.