A Nissan revelou a versão pronta para a aventura do novo SUV elétrico Ariya, que irá realizar uma viagem de 10 meses e 27.000 quilômetros desde o Polo Norte até ao Polo Sul, com início em março.
Previamente mostrado apenas em esboços, o Nissan Ariya personalizado foi revelado pela equipe de expedição Pole to Pole e da Nissan nas condições semelhantes às da Islândia, com detalhes adicionais sobre o veículo a serem revelados durante a expedição.
Uma vez que o Ariya terá de enfrentar terrenos e ambientes extremos, incluindo campos de gelo, neve profunda, subidas íngremes de montanhas e dunas desérticas inóspitas, a Nissan recorreu aos Arctic Truks, os especialistas em veículos de expedição polar, para preparar o SUV elétrico para as difíceis condições que se aproximam.
A Nissan diz que as modificações no carro foram "intencionalmente mínimas", sem alterações na bateria ou no conjunto motopropulsor. No entanto, é difícil ignorar a suspensão elevada e arcos de rodas mais largos necessários para acomodar os pneus BF Goodrich de 39 polegadas.
Juntamente com a tecnologia avançada de controle elétrico nas quatro rodas e-4ORCE da Nissan, estas modificações permitirão ao carro de expedição Ariya enfrentar terrenos extremos.
"Uma das coisas que sustenta todas as aventuras que fazemos é que pegamos um EV de produção em série e pretendemos fazer mudanças mínimas para demonstrar claramente suas capacidades reais e cotidianas, independentemente de onde você o esteja dirigindo. Nosso Nissan Ariya não é diferente, pois o trem de força e a bateria do veículo permaneceram padrão de fábrica, demonstrando o quão capaz e versátil o Ariya de produção é."
Chris Ramsey, Líder da Expedição de Polo a Polo EV
O Nissan Ariya também contará com algumas comodidades incomuns a bordo, como uma máquina de café expresso especialmente integrada com um bom suprimento de café sustentável e um drone que pode ser lançado diretamente da unidade de serviço público no teto.
Mas a característica mais importante de longe é a unidade portátil de energia renovável que será usada para carregar o veículo de expedição Ariya Pole to Pole nas regiões polares. O protótipo rebocável inclui uma turbina eólica leve e compacta e painéis solares que aproveitarão os ventos fortes e as longas horas do dia para fornecer carga para a bateria do EV quando Chris e Julie Ramsey pararem para descansar.
A Nissan disse anteriormente que um segundo Ariya modificado atuará como um veículo de apoio, de modo que podemos assumir que ele irá rebocar o gerador, o que ainda não foi demonstrado. "Estamos fazendo algo que nunca foi tentado antes, um mundo novo, e é isso que o torna tão excitante", disse Julie Ramsey, co-piloto no Pole to Pole.
Chris e Julie Ramsey já passaram pela redação do Motor1/InsideEVs Brasil no ano passado, antes de começar esta nova e desafiadora expedição. Confira nossa entrevista exclusiva no vídeo abaixo:
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 5 XTR: já podemos pensar em um modelo rally?
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
"Superpicape" Cybertruck atola na neve e é salva por uma F-350
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Em breve no Brasil, VW ID.4 elétrico ganha versão off-road de 382 cv
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Honda Ridgeline é imaginada como uma picape elétrica futurista