Revelado em julho de 2020 e com lançamento previsto para meados de 2021, o Nissan Ariya ainda não está amplamente disponível nos Estados Unidos - e a escassez parece destinada a continuar em 2023 também.

As entregas norte-americanas do Nissan Ariya 2023 começaram no final do ano passado, depois que a escassez de chips relacionados à COVID o atrasou repetidamente. A Nissan só vendeu 201 unidades do SUV elétrico no ano passado nos Estados Unidos, e o crossover ainda pode permanecer escasso em 2023, pelo menos na primeira parte do ano.

A Nissan alertou seus revendedores norte-americanos no domingo que o fornecimento do crossover Ariya será limitado este ano em meio a altos custos e disponibilidade de insumos de bateria. Durante uma reunião da NADA (National Automobile Dealers Association), a montadora japonesa teve que responder muitas perguntas dos revendedores sobre a disponibilidade e acessibilidade do Ariya.

De acordo com a Automotive News, muitos dos aproximadamente 200 revendedores presentes queriam saber porque não estão recebendo mais unidades. Enquanto a Nissan se recusou a divulgar a disponibilidade para o mercado norte-americano, uma pessoa informada sobre o assunto disse que cerca de 6.000 veículos foram alocados para o ano fiscal de 2022, que termina em 31 de março de 2023. E cerca de 4.500 desses veículos foram produzidos.

Nissan Ariya (EUA)

A Nissan planeja aumentar a produção do Ariya ainda este ano, com alocação para os norte-americanos que deverão aumentar para cerca de 30.000 unidades no ano fiscal de 2023. No entanto, não há garantias de que isso aconteça.

Um concessionário na reunião ficou "chocado e decepcionado" com a falta de fornecimento do SUV tecnológico da Nissan. "Por que não podemos produzir o Ariya em qualquer volume aceitável? Os clientes chegam dizendo: "Eu estou interessado, deixe-me comprar um". Mas não podemos dizer quando chegará, disse o revendedor ao Automotive News, pedindo para não ser identificado.

Nissan Ariya (EUA)

Judy Wheeler, vice-presidente de vendas e operações regionais da Nissan US, garantiu aos revendedores que normalizar o fornecimento do Ariya para os EUA é uma "prioridade máxima". No entanto, ela admitiu que a produção da Nissan Ariya será um desafio em 2023, dado o custo e a disponibilidade dos componentes da bateria. Wheeler disse à Automotive News que o preço de algumas dessas commodities "triplicou e quadruplicou".

Perguntado se o Ariya se qualificaria para até US$ 7.500 em créditos fiscais de veículos comerciais limpos, Wheeler disse que o foco principal da Nissan no momento é atender à demanda antecipada da Ariya, que ela descreveu como "excelente".

"Estamos apenas na fase de lançamento deste veículo. À medida que o estoque aumentar, reavaliaremos nossa posição [com base] no ponto em que estamos no mercado e na dinâmica", disse Wheeler.

Nissan Ariya (EUA)

Desde a época do lançamento o Nissan Ariya é um modelo cotado para o Brasil. No entanto, a marca japonesa nunca deu uma confirmação oficial ou mesmo datas. Agora, 

O SUV elétrico da Nissan sofreu uma série de atrasos em seu cronograma de lançamento, como o problema citado nesta matéria nos Estados Unidos. Tudo isso contribui para a incerteza sobre a data de estreia por aqui, considerando que, na prática, o modelo mal começou a ser entregue aos primeiros clientes. Ele virá, só não sabemos quando.