O primeiro carregamento com unidades do SUV elétrico Nissan Ariya desembarcou no Porto de Tyne, no Reino Unido, no fim de semana, sinalizando o início das entregas no Reino Unido após vários atrasos no cronograma.

A Nissan diz que o próximo passo para os exemplares do Nissan Ariya que chegaram ao Reino Unido será uma verificação final de controle de qualidade antes de ser enviado às concessionárias para test drives de clientes e primeiras entregas.

A primeira unidade do Nissan Ariya a desembarcar no Porto de Tyne foi uma versão básica com o pacote mais completa de equipamentos e uma bateria de 63 kWh, pintura Akatsuki Copper e um teto Pearl Black equipado com um Sky Pack opcional - teto solar de abertura elétrica.

Galeria: Nissan Ariya desembarca no Reino Unido

Com preço a partir de £43.845 (R$ 285.200) no Reino Unido, o Nissan Ariya Advance traz um pacote de série decente, incluindo as telas TFT duplas Monolith de 12,3 polegadas, ProPILOT com Navi-Link, e-PEDAL, Apple CarPlay sem fio, Android Auto com fio, bem como aquecimento nos bancos dianteiros, volante e para-brisa.

O modelo base possui uma bateria de 63 kWh que alimenta um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 160 kW (215 cv) e 30,6 kgfm de torque. O SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega a 161 km/h. A autonomia é estimada em até 402 quilômetros para esta configuração.

De acordo com a montadora, o próximo carregamento de unidades do Nissan Ariya para o Reino Unido é daqui a apenas algumas semanas e trará muitos dos veículos pré-reservados pelos clientes ingleses.

Revelado há exatos dois anos, o Nissan Ariya sofreu diversos atrasos nos mercados globais devido à escassez de semicondutores e outros problemas de fornecimento causados pela pandemia COVID-19.

Inicialmente estava previsto para estrear em meados de 2021, mas as entregas só começaram em maio de 2022 no Japão. Espera-se que os clientes europeus comecem a receber os veículos nas próximas semanas, seguidos pelos compradores dos EUA mais para o fim do segundo semestre.

Na época do lançamento, o Nissan Ariya foi cotado para o Brasil, mas nunca confirmado oficialmente pela marca. Segundo apuramos, havia interesse em trazer o SUV elétrico ao país, mas não se falou mais no assunto. Acreditamos que por conta dos longos atrasos nas entregas iniciais, inclusive em seu próprio mercado, o Japão.